sábado, 20 de junho de 2009

Melhor ataque, Santos troca volume por busca de precisão nos chutes

O Santos tem o melhor ataque da competição, 14 gols marcados em seis jogos, mas não necessariamente é um time que arrisca muitos chutes em gol. Um dos planos da equipe alvinegra para incomodar defesas rivais foi priorizar a pontaria, a melhor entre os 20 clubes participantes do Campeonato Brasileiro.

Basicamente, a cada duas finalizações do Santos, uma acerta o alvo, ou seja, a meta adversária. A pontaria do Santos neste Brasileirão é de 47%, aponta o Datafolha. Como comparação, o Barueri tem a pior pontaria no torneio: só 29,4% dos chutes acertam o espaço entre as traves.

Um dos artilheiros do Brasileirão, com quatro gols, Kléber Pereira minimiza a questão da pontaria santista e ressalta a importância de haver bom posicionamento dos atacantes na área. Chute bem dado em gol também pode propiciar rebote ao atacante, explica Pereira.

"Eu costumo atuar dentro da área. É bom que os companheiros de time acertem o gol. Mas caso a bola não entre e o goleiro dê rebote, eu procuro estar sempre atento para concluir a jogada", ensina. O Santos, aliás, é o time que mais fez gols de rebote no torneio: três vezes. Afiado, o time da Baixada não costuma ser insistente no ataque: é apenas o 14º em quantidade de arremates em gol, com média de 13,2 chutes por jogo, bem menos que o Avaí, que finaliza 19 vezes em média.

"Quem acompanha os treinamentos diários vê que os jogadores costumam ensaiar chutes em direção ao gol e situações de contra-ataques. Nem sempre você vai ter a possibilidade de atacar com bastante intensidade em uma partida, mas você fatalmente precisa levar perigo nas vezes em que ataca", analisa o técnico Vagner Mancini.

Uol Esporte
Foto: Folha Imagem

Nenhum comentário: