sábado, 9 de maio de 2009

Concentrado apenas no Brasileirão, Santos busca o sucesso pelas pontas


Madson e Neymar dão opções ofensivas a um time que em 2008 dependia quase exclusivamente do artilheiro Kléber Pereira


Entre os principais candidatos ao título do Brasileirão, o Santos vive uma situação única: poderá se concentrar apenas na competição. Seus rivais continuam na briga na Libertadores ou na Copa do Brasil, e alguns ainda se prepararão para a Copa Sul-Americana no segundo semestre. O time da Vila ganhou esse "privilégio" depois da surpreendente eliminação para o CSA na Copa do Brasil.

Essa foi uma das três derrotas do Santos em 19 jogos sob o comando de Vágner Mancini - as outras duas foram para o Corinthians. Desde que assumiu o cargo, em fevereiro, o técnico mudou o esquema tático e a escalação, tornando a equipe envolvente, com Madson e Neymar abertos pelas pontas e Paulo Henrique armando as jogadas. São alternativas para um time que em 2008 dependia demais do artilheiro Kléber Pereira e passou sufoco na parte de baixo da tabela.


DESEMPENHO NO ANO


27 jogos, 15 vitórias, seis empates e seis derrotas; 40 gols marcados e 25 sofridos. O aproveitamento é de 63%, o 16º maior entre os 20 participantes da Série A.

Artilheiros: Kléber Pereira (14 gols), e Madson, Roni e Neymar (quatro cada).


O MELHOR E O PIOR JOGO

Palmeiras 1 x 2 Santos

O esquema tático do Santos funcionou muito bem, com Paulo Henrique municiando Neymar e Madson pelas pontas, e desnorteou o trio de zagueiros do Palmeiras. O time se sentiu à vontade no Palestra Itália, trocando passes e marcando com eficiência, forçando o rival a errar. A única falha feia foi de Fábio Costa, que levou um frango, mas não comprometeu o resultado


Santos 0 x 1 CSA

Curiosamente, apenas quatro dias separaram o jogão do Santos (contra o Palmeiras) do vexame na Copa do Brasil. O time deu espaço na defesa para que os alagoanos abrissem o placar e se deixou abater pelo nervosismo ao buscar a virada. Com seguidos erros de finalização, sobretudo de Kléber Pereira, não conseguiu sequer empatar.


OPINIÃO

Se não ficarmos entre os quatro do Brasileirão, o ano não será favorável. Estamos fora dos outros campeonatos (Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana). Então, temos de entrar com tudo no Brasileirão e dar o máximo desde o início"
Madson, meia


CURIOSIDADES


O clube já teve o artilheiro por quatro anos. O primeiro foi Paulinho McLaren, que em 1991 fez 15 gols em 16 jogos. Dois anos depois, Guga marcou 14 vezes em 17 partidas. Viola foi o terceiro goleador santista, com 21 gols em 28 jogos em 1998. No ano passado, Kléber Pereira marcou 21 vezes (em 35 participações) e empatou com Keirrison e Washington. - O lateral Léo terá em 2009 a chance de aumentar a vantagem no ranking dos que mais vestiram a camisa santista em Brasileiros. Ele já participou de 156 jogos. - As duas finais contra o Flamengo em 1983 reuniram 269.734 pessoas. O público de 155.253 no Maracanã é até hoje o maior da história do campeonato.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: