segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Coluna de José Calil: os brasileiros na Libertadores

Foto: Lenita Rodrigues/Ofotografico/Lancepress!

*Por José Calil

Para nós, brasileiros, o grande destaque desta semana na Libertadores é o confronto entre Grêmio e Santos. Tem também o Palmeiras, que está atropelando todo mundo, e o Internacional, em busca do improvável, em La Bombonera.

Todos os indicadores disponíveis para a análise de uma partida de futebol antes que ela comece apontam o Grêmio como franco favorito contra o Santos. Enquanto a gestão do clube gaúcho é modelo, a melhor do Brasil atualmente, o Santos continua se debatendo com os seus intermináveis problemas políticos, econômicos e administrativos. Tirando Marinho e Soteldo, o Grêmio tem dois jogadores por posição que seriam titulares no Santos. Além disso, os comandados de Renato Portaluppi estão menos desgastados.

Isso tudo significa que o Santos já perdeu??? Claro que não. Numa jornada de inspiração dos seus principais jogadores, naqueles lances onde a sorte prevalece, enfim, nessas coisas que só o futebol proporciona, o time de Cuca, o melhor treinador do Brasil em atividade no momento, pode, sim, surpreender.

O Palmeiras não deverá ter grandes problemas. Com as voltas de Danilo e Gustavo Gómez, que não enfrentaram o Santos, a tendência é que o problema já seja resolvido no primeiro jogo, como aconteceu contra o Delfín. Não há altitude, a viagem é curta, não haverá pressão de torcida. O caminho da classificação está aberto.

Já ao Internacional, resta apenas sonhar. A grande vantagem é que sonhar não paga imposto.

Nenhum comentário: