quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Santos neutraliza Grêmio e, mesmo com empate amargo no fim, deixa boa impressão

Estratégia de Cuca dá certo, Peixe faz bom jogo e é melhor do que os gaúchos em Porto Alegre

Por Gabriel dos Santos 

O Santos deixou boa impressão no empate por 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre, no primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores. Pela atuação e postura da equipe ao longo da partida, o resultado final ficou com gosto amargo.

Não fosse por um pênalti concedido nos últimos minutos de jogo – marcado com auxílio do VAR – o Santos conseguiria cumprir com perfeição a estratégia elaborada pelo técnico Cuca, que fortaleceu o setor de meio de campo e foi superior durante a maior parte do duelo.

Mesmo com a igualdade no placar, o Peixe consegue trazer para o jogo de volta, na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro, a vantagem pelo gol marcado fora de casa. Pode empatar por 0 a 0 para avançar.

Marinho em disputa com Kannemann — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Cuca optou por escalar o Santos com três volantes (Sandry, Diego Pituca e Jobson) e, com o desfalque de última hora de Soteldo, que testou positivo para Covid-19, Lucas Braga no ataque ao lado e Kaio Jorge e Marinho.

O esquema tático foi um acerto. O Santos conseguiu neutralizar o Grêmio, um dos melhores times do Brasil atualmente, fora de casa, e tomou conta do meio de campo. Pouco sofreu na defesa e ainda criou boas chances antes de sofrer o empate no fim. Mérito de Cuca.

Como não tinha um armador de origem, o time teve dificuldades para criar no início, mas evoluiu ao longo do jogo. O gol saiu após uma saída errada do goleiro Vanderlei, ex-Santos e atualmente no Grêmio, e foi marcado por Kaio Jorge. O garoto tornou-se artilheiro do time na Libertadores ao lado de Marinho, com três gols.

E poderia até ter feito mais antes de ceder o empate. Diego Pituca, o próprio Kaio Jorge e Jean Mota quase ampliaram o placar.

Finalizações (dados do site SofaScore): Grêmio 11 x 13 Santos
Chutes a gol: Grêmio 4 x 5 Santos
Chances claras de gol: Grêmio 1 x 2 Santos


Kaio Jorge comemora o gol do Santos contra o Grêmio — Foto: Staff Images / CONMEBOL

O sistema defensivo do Santos foi completamente seguro em Porto Alegre. Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan foram essenciais para que o Grêmio não tivesse facilidade para levar perigo ao gol de John, ligado nas vezes que o rival chegou ao ataque, ainda que tenha dado umas vaciladas com os pés.

O meio-campo, setor mais modificado em relação aos últimos jogos, também deu conta do recado. Sandry, aposta de Cuca, demonstrou personalidade e, apesar de ter assustado em uma saída de bola, viveu mais altos do que baixos. Diego Pituca, apesar da expulsão no fim, também teve boa atuação – ele será desfalque na decisão.

Por ter marcado um gol como visitante, o Santos joga pelo empate por 0 a 0 na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira, às 19h15, no duelo de volta, para ir às semifinais. Um novo empate por 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. E o Grêmio avança se houver igualdade por dois ou mais gols. Quem vencer, obviamente, leva a vaga.

Antes da decisão, o Santos tem outro compromisso importante: enfrenta o Flamengo, no Maracanã, neste domingo, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: