quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Cuca festeja Santos na semi da Libertadores: "Não sei se vamos à final, mas estou muito orgulhoso"

Técnico lembra dificuldade por desfalques, exalta garotos e analisa goleada sobre o Grêmio

Por Globoesporte.com

O técnico Cuca é só alegria após a classificação do Santos à semifinal da Copa Libertadores com direito a goleada por 4 a 1 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro.

Em entrevista coletiva, Cuca lembrou das dificuldades por conta dos desfalques e problemas financeiros e se disse orgulhoso pelo desempenho de sua equipe, que voltou à semi da competição continental após oito anos.

– Devíamos perguntar ao torcedor do Santos a alegria. Tanta dificuldade, pai do céu. Jogador com Covid, que na hora H não pode jogar. E a gente vai criando opções no elenco. Não dormimos para pensar no Pituca, Pará, Jobson, Soteldo fora... A gente se pergunta e meninos aparecem. Passamos para eles a confiança e dão resultado desse. Fico muito feliz. Não sei se vamos para a final, mas estou muito orgulhoso. Última coisa que pensamos no Santos é dinheiro, até porque está curto. Mas temos alegria para trabalhar – disse Cuca.

Cuca, técnico do Santos, comemora vaga nas semifinais da Libertadores 
 Foto: Staff Images / CONMEBOL

Questionado sobre a declaração do técnico Renato Gaúcho, que há alguns dias disse que o "Grêmio jogava o melhor futebol do Brasil", Cuca preferiu não entrar em polêmicas, elogiou o colega de profissão e alertou que o Santos precisa ter cautela.

– Temos que ter pés no chão. Estamos muito contentes com a classificação, mas não podemos criticar o Grêmio pelo que vem fazendo. Renato como treinador tem que puxar os elogios para os jogadores dele. Jogador é movido a isso, confiança vem dos elogios. Grêmio tem grande plantel. Foi eliminado, mas é gigante. Renato tem cinco anos de trabalho e isso é para pouquíssimos. Trabalho é ótimo. Ascensão fantástica no Campeonato Brasileiro, bem na Copa do Brasil. Grêmio é excelente, mas fomos melhores nos 180 minutos. Não jogamos o melhor futebol do Brasil, mas entendemos o adversário. Fomos guerreiros, humildes, marcamos forte. Foram sensacionais – opinou.

O técnico do Santos analisou a postura de sua equipe e explicou a estratégia adotada para que o Santos conquistasse a vaga.

– Jogo é jogado de diferentes formas. A gente tenta jogar no ataque. Não dá para jogar na mesma intensidade 90 minutos. Temos que avaliar riscos, realinhar. O que a gente pensou? Grêmio sempre 70% de posse de bola por característica. Gostam de ficar com a bola e pontas nas diagonais para Diego Souza. Soubemos neutralizar parte do jogo por dentro. Colocamos como contraveneno nossa agudez, nossa intensidade. Encaixou, deu certo. Não quer dizer que somos melhores que o Grêmio, mas fomos. Chances mais claras foram nossas – finalizou Cuca.

Agora, o Santos espera Racing ou Boca Juniors, ambos da Argentina, na semifinal da Libertadores. O próximo jogo do Peixe é neste domingo, contra o Vasco, fora de casa, pelo Brasileirão.

Veja outras respostas de Cuca:

Esperava essa campanha?

– Santos sempre chega, mas é pé no chão. Vamos passar Natal e ano novo maravilhosos. Sabíamos que não lutaríamos pelo título do Brasileirão, mas que estaríamos na parte de cima. Nosso elenco não é para três competições, temos time ajustado e muitos meninos. Mas jogo de hoje nos transforma. Grêmio, Olimpia, LDU... Meninos estão se transformando em homens dentro do campo. É a maior conquista que temos.

Atuação de Sandry

– Sandry é uma joia que a gente encontrou. Estava meio gordinho (risos), não jogava. Nos surpreendeu no dia a dia. É polivalente, foi nosso 10, nosso 5. Joga nas três. Só vejo humildade e alegria. Muito bom trabalhar com ele, é uma maravilha.

Futuro

– Tem muita a coisa a acontecer antes da semifinal. Jogador em fim de empréstimo, jogadores provavelmente vendidos e temos que pagar transfer ban para aproveitar quem não pode jogar. Temos muito a definir nesse fim de ano, com um novo mandato de presidente. Mas se a gente consegue quitar as dívidas, agrandamos ainda mais, usamos jogadores encostados, abre janela para observar valores. Tudo pode acontecer. Hoje estamos felizes com elenco, com o time. Há um mês Guilherme Nunes estava na Portuguesa. Voltou e foi peça fundamental. Nove meninos da base jogaram hoje. E fizeram grande partida.

Nenhum comentário: