segunda-feira, 16 de novembro de 2020

De John a João Paulo, Santos colhe frutos da sua "escola de goleiros"; veja números

Goleiros da base brilham e deixam em evidência trabalho do preparador de goleiros do Peixe

Por Globoesporte.com

A atuação de John, em sua estreia como profissional, diante do Internacional, um dos líderes do Campeonato Brasileiro, no último sábado, na Vila Belmiro, pela 21º rodada da competição nacional, destaca um trabalho que vem sendo bem-sucedido no Santos: a formação de goleiros.

Há quem diga que o Peixe não tem que se preocupar em contratar goleiros nos próximos anos. Exagero ou não, a nova safra de camisas 1 do Santos, todos formados nas categorias de base, tem se mostrado promissora. E não é para menos. Atualmente, os três goleiros da equipe profissional foram revelados pelas categorias de base do clube, são eles: João Paulo, Vladimir e John.

Em comum entre eles? Todos fazem parte de uma espécie de "escola de goleiros" do Santos, liderada pelo preparador de goleiros Arzul. Santista de nascimento e coração, Arzul completou 22 anos de Santos em abril. Na sua mão, já passaram nomes como Rafael Cabral (hoje no Reading, da Inglaterra), Vanderlei (Grêmio) e, agora, o trio de Meninos da Vila

John, o último a debutar pela equipe principal, fez uma estreia de "gente grande" contra o Internacional do artilheiro do campeonato Thiago Galhardo. Seguro, o goleiro foi bem embaixo do gol, salvou o Peixe em pelo menos seis oportunidades e foi eleito o Craque do Jogo.

Veja os números abaixo:

6 defesas
5 defesa (dentro da área)
100% de bolas defendidas
1/1 duelo aéreo ganho

*os dados são do SofaScore


John é eleito o craque do jogo em sua estreia pelo profissional — Foto: Ivan Storti/Santos F.C

Mas o bom desempenho de goleiros oriundos da base do Santos não para por aí. João Paulo, por exemplo, é o novo xodó da torcida do Santos.

O "São João Paulo" como é carinhosamente chamado pelo torcida, estreou na "fogueira" com a lesão de Vladimir e com, grandes exibições debaixo da meta santista, tornou-se, em poucos jogos, um dos pilares do time na temporada e titular absoluto - só não está jogando porque testou positivo para Covid-19, e foi isolado para o tratamento.

E os números comprovam: o arqueiro, de 25 anos, é o segundo goleiro que mais faz defesas difíceis no Campeonato Brasileiro, só perdendo para Tadeu, do Goiás, de acordo com os Dados e Estatísticas do ge.

Veja os números de João Paulo abaixo:

18 jogos
27 defesas
Média de 1,5 por partida

Defesa João Paulo Olimpia x Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

O único que está fora de ação no momento é Vladimir, de 31anos. O experiente goleiro até começou a temporada em alta. No Campeonato Paulista, por exemplo, atuou em algumas partidas e fez sombra para Everson, mas só engatou uma sequência no Campeonato Brasileiro, com a saída do ex-camisa 1 para o Atlético-MG.

No campeonato nacional, porém, só fez dois jogos até sofrer um lesão no pé, que o tirou de campo desde então. Fora das quatro linhas, o experiente arqueiro viu a ascensão da jovem dupla santista: primeiro João Paulo, e agora John, e tornou-se, então, a terceira opção para o gol do Santos.


Vladimir se recupera de lesão no pé — Foto: Divulgação

Vladimir começou o tratamento fisioterápico, após a cirurgia em setembro, somente na semana passada, e ainda não tem previsão de quando voltará aos gramados - o goleiro também é um dos 11 jogadores do Peixe que foram diagnosticados com Covid-19.

Nenhum comentário: