Setor empaca e média de gols se aproxima à de times que estão na zona de rebaixamento
Os times de Vanderlei Luxemburgo sempre foram conhecidos por serem letais no ataque – Cruzeiro (2003) e Santos (2004), entre outros. Em sua quarta passagem pelo Peixe, porém, o treinador não consegue repetir o sucesso. Com o comandante, o Santos marcou 19 gols em 17 jogos, o que dá uma média de 1,11 gol por partida.
Para se ter uma ideia, Náutico e Sport, times que lutam contra o rebaixamento, possuem média de 1,20 e 1,24 gol marcado, respectivamente. De todos os times da Série A, apenas Fluminense, Santo André (ambos com média de um gol) e Atlético-PR (1,03) estão piores no quesito do que o Santos de Luxa.
Além disso, três dos quatro times rebaixados em 2008 tinham média superior a 1,11. Em 2008, por exemplo, dos quatro que caíram, só o lanterna Ipatinga tinha números piores: média de 0,97 por jogo.
Em relação aos times que estão no G4, a disparidade é ainda maior. Atlético-MG e Palmeiras possuem média de 1,58 gol por jogo.
No empate sem gols diante do Vitória, foi visível a dificuldade do Alvinegro de colocar a bola na rede. A má fase do ataque se reflete no artilheiro do Peixe na temporada. Com 26 gols, Kléber Pereira saiu vaiado de campo pela torcida santista.
Para completar, Neymar, com oito gols, foi para a Seleção sub-17. Madson, segundo maior marcador do Peixe em 2009, com dez gols, perdeu espaço na equipe titular.
Acostumada a comemorar chuva de gols, a torcida do Santos tem ficado com o grito entalado na garganta. O time que mais marcou no mundo (11.431 gols) passa por um período de estiagem. Com essa média, a Libertadores não passará de um sonho.Mancini tem o melhor ataqueO ataque do Santos fez 43 gols em 29 jogos. Os números aparentam ser positivos, mas não demonstram a realidade do setor ofensivo do Santos com Luxemburgo. Isso porque o antecessor Vágner Mancini tem grande participação no desempenho do ataque.
Quando o treinador saiu, o Santos tinha, ao lado do Vitória, o segundo melhor ataque do Brasileiro, com 20 gols em dez jogos. Na época, só perdia para o Atlético-MG, com 23.
Se o atual técnico arrumou a defesa, afinal o time sofreu 18 gols em 19 jogos, o ataque está longe de se acertar.
Já Mancini, de volta ao Vitória, continua obtendo bom desempenho ofensivo. Desde que ele voltou ao clube baiano, a equipe fez 19 gols em 11 jogos. No total, os times do técnico somam 39 gols em 21 jogos, média de 1,86 gol por jogo, melhor do que a do Grêmio (1,83), ataque mais positivo do Brasileirão.
Lancepress
Nenhum comentário:
Postar um comentário