domingo, 30 de agosto de 2009

Experiência de Émerson satisfaz Luxa; George Lucas recebe conselhos

O volante Émerson atuou por apenas 45 minutos neste domingo, mas conseguiu arrancar bastantes elogios do técnico Vanderlei Luxemburgo após o triunfo santista por 2 a 0 sobre o Fluminense, neste domingo.

Contente com a atuação do veterano meio-campista, o treinador também ficou agradado com a presença decisiva do lateral direito George Lucas, autor das assistências para os gols de André e Paulo Henrique, mas fez ressalvas à exibição do jogador.

"É fundamental ter alguém importante nas bolas paradas, e o George já tem cinco assistências no campeonato", sinalizou Luxa, depois de o lateral cobrar faltas na cabeça do atacante André e do meia Paulo Henrique Ganso contra o Flu. Entretanto, o comandante alvinegro apontou algumas falhas da atuação do camisa 4, contratado recentemente junto ao Celta de Vigo, da Espanha.

"Ele ainda está se readaptando ao Brasil, mas ainda deixa furos nas costas e desce para o ataque ao mesmo tempo em que o Léo, em vez de ficar mais próximo aos zagueiros", ponderou Luxemburgo, que tratou de amenizar o conteúdo das críticas ao atleta, que atuava como ala na Espanha.

"Isso é questão de entrosamento para adaptá-lo de novo à lateral", acrescentou. Elogios incondicionais teve o volante Émerson, que retornou ao Brasil após defender na Europa clubes como Real Madrid, Milan, Roma e Juventus. Após realizar sua primeira aparição como titular do meio-de-campo santista, o jogador, cansado, foi substituído no intervalo por Alan Bahia.

"O Émerson se destaca pelo posicionamento. Não dele, mas de toda a equipe. Com a experiência que tem, comanda o time em campo e orienta a defesa", exaltou Luxa. "Marcação não é morder e machucar o adversário, mas fazê-lo desviar no caminho em direção ao gol. O Émerson auxiliou muito nisso durante os 30 primeiros minutos, mas depois cansou", emendou. Outro agraciado pelas palavras de Luxemburgo foi o atacante André, substituto do suspenso centroavante Kléber Pereira.

O jovem de 18 anos marcou de cabeça seu primeiro gol como profissional e abriu o caminho do clube alvinegro praiano em busca da vitória sobre o Flu. "Ele é um jogador novo, um menino de potencial, que joga bem de cabeça e se posiciona bem", analisou Luxemburgo. "O André segura bem a bola, faz uma parede boa e se movimenta. Já mostrou que tem potencial para estar conosco e crescer de produção", apostou o técnico, que no segundo tempo trocou o atacante pelo também jovem Neymar.

Uol Esporte

Nenhum comentário: