domingo, 30 de agosto de 2009

Luxa 'blinda' Alan Bahia após estreia fraca, e Ganso vira exemplo

O volante Alan Bahia entrou em campo neste domingo com a incumbência de substituir o ex-capitão da seleção brasileira Émerson no meio-de-campo do Santos na Vila Belmiro, na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense.

O estreante de 18 anos, porém, não ficou muito tempo em campo: após sentir o peso de fazer sua primeira partida pela equipe alvinegra, o jovem foi sacado 27 minutos depois. Entretanto, o técnico Vanderlei Luxemburgo evitou críticas ao pupilo e indicou o meia Paulo Henrique Ganso como modelo a ser seguido no clube.

"O menino não entrou com a estabilidade necessária e depois tomou o cartão amarelo", explicou Luxemburgo. "Preocupado por ele poder ser expulso, decidi preservá-lo e o tirei. A decisão foi minha, mas o Alan tem um potencial fantástico para jogar aqui no Santos e ainda vai dar muitas alegrias à torcida", garantiu o treinador.

Luxemburgo, inclusive, lembrou que os atletas mais experientes do elenco santista deveriam deixar Alan Bahia mais à vontade para atuar. Contudo, diante da pressão do Fluminense - que até então perdia por 1 a 0 e pressionava pelo empate -, o estreante ficou encarregado de conter a criação do meio-de-campo tricolor e não obteve muito sucesso.

O volante foi trocado pelo polivalente Pará aos 27min. Aos 30, Paulo Henrique fechou o placar. "A responsabilidade é dos mais velhos, que deveriam mastigar mais a bola e se preocupar mais com o Alan. É difícil responsabilizá-lo, seria a mesma coisa que colocar o Neymar para ser a solução do Santos", apontou Luxemburgo.

"Mas gostei da atitude do Paulo Henrique, que já passou por isso e chamou o moleque para dar uma força", recordou. Paulo Henrique, titular no meio-de-campo santista nesta temporada, estreou no Santos no Campeonato Paulista de 2008 e também não agradou à torcida durante a passagem de Émerson Leão pelo clube. Ganso, então, retornou às categorias de base até ser promovido novamente nesta temporada.

"A torcida também começou a vaiar quando entrei na Vila e não fui bem. Hoje estou sendo aplaudido", recordou Paulo Henrique, que marcou o gol que selou a vitória santista sobre o Flu. "O Alan não entrou bem, mas ainda precisa pegar ritmo de jogo. Espero que ele ainda possa voltar ao time para nos ajudar em momentos complicados", torceu o meio-campista

Globoesporte.com

Nenhum comentário: