sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Sem Lucas Lima, Enderson terá que mudar formação santista contra Fla


Souza e Gabriel são as principais opções do técnico para vaga do meia, suspenso. Escolha de um ou outro deve determinar a postura do time sábado, no Maracanã

Titular do Santos desde as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o meia Lucas Lima desfalcará o time no próximo sábado, às 16h20, contra o Flamengo, no Maracanã, pela 26ª rodada. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, no último domingo, e assim Enderson Moreira terá de mudar o esquema tático de um Peixe sem jogador de criação no meio-campo.

O treinador tem duas opções imediatas para a vaga de Lucas Lima: Souza e Gabriel. O volante, pouco utilizado quando Oswaldo de Oliveira comandava o Santos, chegou a engatar uma sequência de jogos como titular com Enderson, quando Arouca e Alison não estiveram à disposição (Alan Santos costumava ser a primeira opção de Oswaldo). Já o atacante, artilheiro do Peixe na temporada, perdeu a condição de titular absoluto nas últimas rodadas.

Com Souza, o Santos passa a ter um meio-campo mais marcador, com três volantes. Enderson utilizou a estratégia apenas uma vez, na derrota por 3 a 1 para o Sport, em Recife, pela 20ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o time foi a campo no 4-4-2, com Alison, Alan Santos e Souza na contenção, e Lucas Lima armando a equipe. Nos demais jogos, sempre com o camisa 20 à disposição, o treinador optou pelo 4-3-3.

A opção por Gabriel não seria novidade em 2014. A escalação do camisa 10 como meia-atacante ocorreu em 12 ocasiões, a maior parte delas no Campeonato Paulista – ele atuava ao lado de Cícero (hoje no Fluminense), logo atrás do trio formado por Leandro Damião, Thiago Ribeiro e Geuvânio. O retrospecto é de oito vitórias, três empates e uma derrota. Gabigol marcou seis vezes jogando como meia.

- Eu estou tranquilo. Tenho que trabalhar para mostrar meu futebol e buscar a titularidade. Eu respeito muito os jogadores que estão jogando. São todos grande companheiros, unidos. Claro que todo mundo quer jogar, mas estamos todos tranquilo, trabalhando bastante - disse Gabriel.

Além de Lucas Lima, o elenco santista tem somente mais um armador: Serginho, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, na última terça-feira, no Couto Pereira, pela Copa do Brasil sub-20. O meia, porém, não viajou com a delegação do Peixe para o Rio de Janeiro. O único jogador de meio-campo que Enderson levou para os jogos contra Botafogo e Flamengo é Leandrinho, mas ele só atuou em um dos últimos 10 duelos da equipe.

O provável Santos para sábado terá Vladimir; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Eugenio Mena; Alison, Arouca e Souza (Gabriel); Geuvânio, Leandro Damião e Robinho. O time que encara o Flamengo será testado no treino desta sexta-feira, às 15h, nas Laranjeiras.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: