segunda-feira, 12 de julho de 2010

Há 30 anos, Pelé entrava de vez na história ao virar o Atleta do Século



Rei do Futebol foi eleito com nove a mais que o americano Jesse Owens

Dizer que o reconhecimento de Pelé veio há exatos 30 anos seria um exagero perto de tudo o que o Rei do Futebol conquistou antes do dia 12 de julho de 1980. Mas foi nesta data que toda a coleção de títulos e notoriedade mundial que colecionou durante sua carreira chegou ao momento máximo de sua história. Na França, Edson Arantes do Nascimento era eleito o Atleta do Séxulo XX.

O resultado da votação, feita por jornalistas das 20 mais importantes publicações de esportes do mundo, foi estampado pelo jornal francês L'Equipe em letras vermelhas gritantes. "Pelé campeão do século" dizia o título.
O Rei do Futebol foi o mais votado na pesquisa, com 178 pontos, nove a mais que o atleta norte-americano Jesse Owens. Os dois ficaram bem a frente do terceiro colocado, o ciclista belga Eddy Merchx, com 99 pontos.

No entanto, foi quase um ano depois que o prêmio foi entregue. No dia 15 de maio de 1981, em Paris, no Estádio Parc des Princes, pouco antes do jogo entre Brasil e França, o jornalista Jacques Goddet, diretor do L'Equipe, deu o troféu a Pelé. A escultura, representando um jogador com os braços erguidos, era o símbolo da conquista.
Globoesporte.com

Nenhum comentário: