domingo, 19 de julho de 2009

Peixe perde para o São Paulo no Morumbi


Roni faz um gol, mas time não resiste ao rival e segue em momento delicado no Brasileirão


No clássico paulista válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo venceu o Santos por 2 a 1, no Morumbi, e diminuiu um pouco a pressão que vinha atravessando. Com dois gols de Washington – Roni descontou para o Peixe –, o Tricolor se afastou da zona de rebaixamento. Agora, os dois times estão com 14 pontos na tabela de classificação.

Na próxima quarta-feira, o São Paulo irá a Porto Alegre enfrentar o Internacional, enquanto o Santos receberá o Atlético Paranaense na quarta estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando da equipe da Vila Belmiro.

MUDANÇAS ANTES DO JOGO

Os dois técnicos tiveram de fazer alterações de última hora nos seus times. No Santos, o ainda interino Serginho Chulapa perdeu Kléber Pereira, que reclamou de forte dor no joelho direito, e optou por Roni. No São Paulo, as mudanças foram bem maiores. O técnico Ricardo Gomes trocou Denis por Bosco no gol, retomou o esquema 3-5-2, deu nova chance para Hernanes e Richarlyson no meio-campo e formou a dupla de ataque com Washington e Dagoberto.

O jogo começou com um público decepcionante. Pouco mais de 10 mil pessoas pagaram para passar frio e assistir ao clássico entre os dois paulistas piores colocados no Campeonato Brasileiro. Quem procurou o gol primeiro foi o São Paulo. Aos 5 minutos, Dagoberto fez jogada pela ponta-esquerda e rolou para Marlos finalizar pelo alto. Aos 9, Washington perdeu chance incrível. Lançado por Hernanes, o atacante ajeitou com a perna direita e, praticamente em cima da linha da pequena área, completou de canhota. Mas a bola foi em cima do goleiro Douglas. O Peixe revidou aos 10. Após longo passe de Paulo Henrique, Madson invadiu a área, chutou cruzado, só que errou o alvo.

O São Paulo dominava mais a posse de bola, mas tinha dificuldade de criar boas oportunidades. Aos 15, Dagoberto quase fez de peixinho ao aproveitar bola levantada por Jean. Douglas pegou. Na meia hora seguinte, o jogo ficou truncado e com poucas chances. Aos 44, porém, a rede balançou. Washington, que passou oito jogos sem fazer um gol, desencantou.

Dagoberto percebeu a entrada do camisa 9 na área e deu um leve toque. O Coração Valente desviou de cabeça, comemorou batendo no peito e saiu para o abraço. Mas a torcida são-paulina mal teve tempo para comemorar. Aos 46, Germano roubou a bola e cruzou rasteiro para Roni, que apareceu entre André Dias e Bosco para empatar com a pontinha do pé.

NO SEGUNDO TEMPO, WASHINGTON DE NOVO...

O segundo tempo começou com as equipes mais soltas. Logo aos 5 minutos, Washington marcou outro. E, de novo, com Dagoberto na jogada. O camisa 25 ficou frente a frente com Douglas e o goleiro conseguiu defender o primeiro lance. No rebote, Washington completou. Astorga ainda tentou salvar, mas a bola acabou dentro do gol.

No banco santista, o interino Chulapa, que já recebia auxilio de Nei Pandolfo e Antônio Mello – ambos da comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo, que será apresentado nesta segunda-feira –, fez uma mexida dupla para reforçar o ataque: colocou Neymar e o estreante Felipe Azevedo nas vagas de Pará e Paulo Henrique. O Peixe ficou mais ofensivo, mas pouco ameaçava. Enquanto isso, o São Paulo parecia mais perto de fazer outro. Aos 28, Washington quase marcou o seu terceiro. Aí foi a vez de Ricardo Gomes trocar: Marlos e Dagoberto por Arouca e Oscar.

Curiosamente, foi quando o Santos criou a sua melhor oportunidade da etapa final. Aos 38, Tiago Luís, que tinha acabado de entrar no lugar de Roni, cruzou e Felipe Azevedo mergulhou para cabecear e exigir grande defesa de Bosco. Madson, em chute de fora da área aos 44, teve a última chance de empatar, mas parou no goleiro são-paulino.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 2 x 1 SANTOS

Bosco; André Dias, Miranda e Renato Silva; Jean, Richarlyson, Hernanes (Eduardo Costa), Marlos (Arouca) e Junior Cesar; Dagoberto (Oscar) e Washington Técnico: Ricardo Gomes

Douglas; Luizinho, Astorga, Domingos e Léo; Roberto Brum, Pará (Felipe Azevedo), Germano e Paulo Henrique (Neymar); Roni (Tiago Luís) e Madson Técnico: Serginho Chulapa

Gols: Washington, aos 44, Roni, aos 46 minutos do primeiro tempo; Washigton, aos 5 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Junior Cesar, Dagoberto e Renato Silva (São Paulo); Germano e Domingos (Santos).
Público: 10.913 pagantes. Renda: 247.895
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP). Data: 19/7/2009.
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP).
Auxiliares: Ednilson Corona (SP/Fifa) e Everson Luquesi Soares (SP)


Globoesporte.com

Nenhum comentário: