quinta-feira, 6 de março de 2014

Santos mantém quinteto para melhorar retrospecto fora de casa no Paulistão


O técnico Oswaldo de Oliveira manterá o quinteto ofensivo no duelo do Santos contra o Mogi Mirim nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no estádio Romildão, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista. O treinador acredita que a formação mais ousada pode melhorar o retrospecto do alvinegro praiano atuando fora de casa na competição.

Isso porque o aproveitamento do time jogando longe da Vila despenca em quase 50%. Até o momento foram cinco jogos e apenas duas vitórias apertadas (contra o Linense, com gol no último minuto, e diante do Ituano). A equipe santista ainda empatou duas vezes (São Paulo e Audax) e perdeu um jogo (Penapolense), aproveitamento de 54%.

O desempenho de gols também é ruim. Em cinco jogos, foram cinco marcados e seis sofridos. O pior resultado do Santos nesta temporada ocorreu fora de casa: na goleada sofrida para o Penapolense por 4 a 1. No clássico contra o São Paulo, a equipe santista também foi mal e empatou sem gols.

Na Vila Belmiro, além dos 100% de aproveitamento (seis vitórias em seis jogos), o Santos é arrasador no quesito ataque. Foram 20 gols, média de 3,3 gols por partida.

O técnico Oswaldo de Oliveira tenta explicar o contraste santista em jogos dentro e fora da Vila Belmiro. Para ele, o estado dos gramados no interior paulista é determinante para que sua equipe não reedite os desempenhos arrasadores dentro de casa.

"A diferença fundamental são os detalhes para jogar fora de casa. Velocidade da bola, você não encontra nenhum campo para manter a velocidade da bola que temos em Santos, nem o Pacaembu, o restante são mais fofos. Na Europa são campos como o da Vila. Como jogamos com o campo fofo, irregular, com a iluminação ruim, é claro que fica desfavorável, esse é o fator preponderante, mas claro que há o fator da motivação do time que joga em casa, como foi em Penápolis, Itu e Lins. O fator mais importante é o campo, gramado e iluminação", explicou Oswaldo.

Para a partida contra o Mogi, Oswaldo manterá o quinteto ofensivo. Mesmo assim, a equipe santista terá duas novidades em relação ao time que goleou o Bragantino por 5 a 0 na semana passada.

A principal delas é o retorno do atacante Thiago Ribeiro na vaga de Rildo. O camisa 11 desfalcou o time na última rodada devido a um desconforto muscular na coxa direita. A segunda alteração ocorre na lateral esquerda. Eugênio Mena defende a seleção chilena no amistoso contra a Alemanha nesta quarta-feira, em Stuttgart, e dá lugar ao jovem Emerson Palmieri.

"Já está tudo certo, o time está pronto, não tem segredo. Manterei o Cícero como volante e o Gabriel na mesma função, com a volta do Thiago. O resto é o mesmo, com o Emerson no lugar do Mena", disse.

Detentor do melhor ataque do Paulistão, o Santos é o líder do Grupo C da competição, com 26 pontos ganhos.

O Mogi Mirim, por sua vez, encara o risco do rebaixamento, e precisa de cinco pontos em quatro jogos para se manter na primeira divisão. O técnico Márcio Goiano, que fará a sua estreia no comando do Mogi, terá seis desfalques para armar o time. Além disso, o veterano Rivaldo é duvida para a partida. Aos 41 anos, ele luta contra as dores no joelho direito e não está confirmado contra o Santos.

FICHA TÉCNICA: MOGI MIRIM x SANTOS

Local: estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim (SP)
Data/Hora: 5 de março de 2014, às 21h
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Vicente Romano Neto e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo

Mogi Mirim: Reynaldo; Valdir, Wagner, Mirita e Leonardo; Everton Heleno, Olberdan, Edson Ratinho e Vitinho (Rivaldo); Serginho e Fernando Baiano.
Técnico: Márcio Goiano.

Santos: Aranha; Cicinho, Neto, Jubal e Emerson; Arouca, Cícero e Gabriel; Geuvânio, Thiago Ribeiro e Leandro Damião.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Uol Esporte

Nenhum comentário: