segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Santos ganha Damião após goleadas, mas precisa adaptar o atacante


Leandro Damião, ao que tudo indica, deve finalmente estrear pelo Santos na próxima quinta-feira, contra o Linense. A entrada do maior reforço do ano, porém, é uma solução e um problema para Oswaldo. Com o novo centroavante, o técnico terá de ajustar sua equipe, que se destacou nas duas últimas rodadas pela mobilidade apresentada.

A estreia de Damião ainda não está confirmada, mas o próprio treinador a dá como certa por conta de uma promessa da diretoria. O atacante precisa que os investidores paguem o Inter para que ele seja liberado. Quando isso acontecer, terá de se preocupar com a adaptação.

A formação com Arouca, Cícero, Geuvânio, Thiago Ribeiro e Gabriel a função de camisa 9 fez sucesso, e Santos emendou dois 5 a 1 contra Corinthians e Botafogo-SP. Nem mesmo a ausência de Montillo, vendido para o futebol chinês, abalou o sistema montado por Oswaldo de Oliveira, que prescinde de um 10 clássico.

"O Cícero só não é o 10 porque ele não quer. Ele é o principal articulador do time. Com características diferentes do Montillo, mas eu projeto pra ele essa função. Temos também o Serginho e o Lucas Lima, que está sendo preparado para essa função. E posso descobrir um outro jogador para fazer isso mais adiante", disse o treinador na entrevista coletiva do último sábado, após a vitória sobre o Botafogo-SP.

A movimentação de Gabriel, que não ficou preso a área e chegou a dar assistências nas duas goleadas, pode ser um desafio para Leandro Damião. Centroavante de ofício, ele tem como melhor característica a definição dentro da área, e pode ter dificuldade para se encaixar em um time.

Sua concorrência, além de tudo, é ninguém menos que o artilheiro do Campeonato Paulista. Gabriel já tem quatro gols no torneio, um deles o de número 12 mil na história do Santos, e vem sendo bastante elogiado por Oswaldo de Oliveira enquanto Leandro Damião aguarda o pagamento de sua transferência, sua liberação e uma chance no time.

Por sorte, nesta quinta ele tem caminho livre. Até por isso, Oswaldo não titubeou ao ser perguntado sobre quem dará lugar para o ex-colorado. "Sai o Gabriel. Deu brecha", disse o treinador, sucinto, referindo-se à suspensão automática que o jovem atacante terá de cumprir por ter recebido o terceiro cartão amarelo. 

Uol Esporte

Nenhum comentário: