sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Na torcida pelo Peixe, 'secadores' do Barcelona até cantam hino santista



Torcedores de Real Madrid, Atlético de Madrid e Espanyol se unem contra time de Neymar e Messi e declaram apoio ao Alvinegro no Joan Gamper

Apesar do grande evento organizado pelo Barcelona para a partida contra o Santos, nesta sexta-feira, às 16h30 (horário de Brasília), pelo Troféu Joan Gamper, alguns espanhóis acreditam que a festa vai ser dos brasileiros. Ou pelo menos desejam que isso aconteça. O grupo "do contra", formado basicamente por torcedores do Real Madrid, eterno rival do Barça, e até do Espanyol (que é o outro clube da região na elite do futebol espanhol), está em todos os cantos da cidade e, à pedido do GLOBOESPORTE.COM, gravou um vídeo cantando um trecho do hino do Santos.

Um dos pontos com a maior concentração de rivais do Barça é o distrito de Cornella, onde fica o estádio do Espanyol. O construtor Miguel Cabello, por exemplo, fez questão de ir à loja do clube para renovar o guarda-roupa. Ele já adianta que, se depender de sua torcida, o Barça sairá de campo goleado pelo Santos.

- É uma rivalidade dura. Não tem essa de torcer para o outro time por ser da mesma cidade. Eles pensam que são os maiores - afirma.

- Independentemente do time que jogar contra o Barcelona, sempre torço contra - completa o taxista Santos Matarraz Lopez, outro fanático pelo Espanyol.

Há também torcedores de Real Madrid e mesmo do Atlético de Madrid que prometem secar - e muito - o Barcelona. Ainda é incerto se o Camp Nou, que tem capacidade para mais de 90 mil pessoas, estará lotado na partida entre os catalães e o Santos. Mas, fora dele, os madridistas prometem uma corrente contra a equipe comandada por Gerardo Martino.

- Entre Santos e Barça? Bom, não sou do Real, sou do Atlético, mas mesmo assim prefiro que dê Santos (risos) - brinca o vendedor Doru Dalos.

Até os pequenos torcedores do Real Madrid já têm a dimensão da rivalidade com o Barcelona - que transcende o futebol e chega à esfera política, em razão do discurso separatista de uma parte dos habitantes da Catalunha. Por isso, os garotos não têm dúvidas: no Joan Gamper, torcerão pela vitória do clube que veste as mesmas cores que os "merengues".

- O Barcelona não quer ser espanhol - dispara Javier Gomez, de 11 anos.

- Eles (Barcelona) querem ser de outro país. O Santos é de outro país, mas não é separatista como o Barcelona - finaliza Jorge Lopez, de 12 anos.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: