domingo, 19 de agosto de 2012

Neymar tem dia de garçom e dá a resposta em campo contra o Corinthians

Com participação no primeiro e terceiro gol, atacante faz boa atuação e reage após ‘apagão’ nos dois clássicos nas semifinais da Libertadores

A torcida do Santos pôde matar neste domingo parcialmente a saudade que tem de sua maior estrela. Ausente por mais de um mês pelo chamado da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos, Neymar voltou à histórica casa santista com apetite. Se a atuação não foi brilhante como os alvinegros se acostumaram a ver, o craque teve papel de destaque na vitória sobre o rival Corinthians, na Vila Belmiro.

- Na Vila a gente é muito superior. Então, se a gente continuar usando isso no Brasileirão a gente pode ir longe. Não sei se é um renascimento (do time), mas a gente vai dar muito trabalho ainda - disse Neymar.

Após a eliminação e o desempenho ruim de Neymar contra o mesmo Timão nas semifinais da Taça Libertadores, Muricy Ramalho mudou a estratégia para o atacante. Desta vez, deu a ele mais liberdade de movimentação na tentativa de embaralhar a sempre segura defesa corintiana.

Tite respondeu com um posicionamento sólido atrás, mesmo tendo o estreante lateral-direito Guilherme Andrade e o zagueiro Wallace nas vagas dos suspensos Alessandro e Chicão. Para impedir Neymar de jogar, segurou seus alas no campo defensivo e colocou Ralf e Paulinho como dois guardiões da meta de Cássio.

Neymar tentou de tudo para abrir espaço, mas não teve chances de finalizar. A alternativa foi se transformar em garçom. E funcionou perfeitamente. Arouca perdeu boa chance ao receber uma bola perfeita dele por elevação. Aos 36 minutos, veio o toque de genialidade. O atacante saiu em disparada do meio de campo, passou por três marcadores e cruzou na medida para André empatar.

A grande jogada não apagou o melhor rendimento do Corinthians. Seguro na defesa, o Timão deu trabalho no ataque. Romarinho perdeu duas grandes oportunidades ao parar em ótimas defesas de Rafael. Douglas foi o maestro da criação para Danilo, quase como um centroavante, marcar o 11º gol dele em 2012.

A superioridade adversária fez Neymar se irritar em alguns momentos do primeiro tempo, mesmo não tendo um marcador a segui-lo constantemente. Já no fim, inverteu os papéis e cometeu falta por trás em Guilherme Andrade, recebendo cartão amarelo.

O polêmico gol marcado por André nos primeiros minutos do segundo tempo tiraram o peso da virada das costas de Neymar. O Corinthians se abriu em busca da igualdade, e o Santos passou a jogar nos contra-ataques. E foi em um deles que o craque se livrou da marcação e cruzou para o centroavante santista, livre na pequena área, perder grande chance de ampliar.

O Corinthians voltou a crescer. Tite fez sua equipe partir para cima, deixando o Santos preso na defesa. O gol parecia que não demoraria a sair e veio aos 35 minutos pelos pés do argentino Martinez, que por muito pouco não foi contratado pelo Peixe após a Libertadores.

Mas a maior joia do futebol brasileiro voltou a brilhar nos minutos finais. Aos 38, Neymar fez grande jogada pelo meio e só não fez o terceiro graças a um desvio sutil de Cássio. Na cobrança de escanteio feita por ele mesmo, Bruno Rodrigo cabeceou para dar a vitória ao Peixe. Com a assinatura do craque.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: