Não é apenas dentro de campo que o Santos tem vivido bons momentos nos últimos tempos. O Peixe, segundo estudo realizado pela BDO RCS teve sua marca valorizada em 49% nos últimos 12 meses, o que representa o maior crescimento entre os clubes brasileiros (de R$ 153,3 milhões para R$ 227,9 milhões).
Com isso, o Alvinegro subiu duas posições no ranking e passou a ocupar a sexta colocação, no estudo feito pelo terceiro ano consecutivo.
O crescimento médio dos 12 maiores clubes do País foi de 14,8%.De acordo com o levantamento, a ascensão santista deve-se principalmente ao incremento com as receitas de patrocínio e bilheteria, impulsionadas pelo bom momento da equipe.
Nos últimos 18 meses, a equipe levantou quatro troféus: além do Paulista e da Libertadores de 2011, foi campeão estadual também em 2010, e da Copa do Brasil do ano passado."O Santos melhorou muito as receitas de patrocínio e bilheteria graças ao bom momento do time. O público subiu de R$ 9 milhões para R$ 19 milhões.
O patrocínio foi de R$ 17,8 milhões para R$ 30 milhões", afirmou Amir Somoggi, diretor da BDO, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo .O estudo da BDO RS não considera apenas dados financeiros. No total, são 18 variáveis avaliadas, em três grandes grupos. São eles: números relacionados à valorização das marcas (sem considerar negociação de atletas), pesquisas de dados de torcedores e associados, além do mercado local (área onde o clube atua)."A torcida tem peso de 46%, receitas de 28%, e o mercado de 25%.
O crescimento de cada clube está diretamente relacionado com marketing, sócios, contratos de TV, participação do torcedor no consumo das marcas", explica Somoggi.Em 2010, o Santos já havia sido o time que mais cresceu em arrecadação diante de todos os times brasileiros, segundo estudos da própria BDO.
A Tribuna
Foto: Ivan Storti
Nenhum comentário:
Postar um comentário