Colombiano foi registrado no time gaúcho para não 'perder' janela de transferências; Conversas com o Santos começaram em maio
Foi preciso uma complexa operação para que o atacante colombiano Rentería fosse contratado pelo Santos. Indicado por Muricy Ramalho, com quem trabalhou no Internacional, em 2006, o jogador negociou com o Peixe desde maio e sua chegada à Vila Belmiro só foi possível graças a uma "ponte" no Caxias-RS.
A primeira sondagem santista pelo jogador aconteceu no dia 18 de maio, quando o Peixe eliminou o Once Caldas (COL), time no qual Rentería jogava, nas quartas de final da Libertadores. Após a partida, Tata, auxiliar de Muricy, foi até Rentería, perguntou sua situação contratual e anotou o telefone dele.
A partir disso as partes começaram a negociar, porém, em julho, o Cruz Azul (MÉX) fez uma proposta milionária pelo jogador, que prontamente aceitou a oferta e interrompeu as conversas com o Santos. Entretanto, o colombiano foi reprovado nos exames médicos (veja mais abaixo) e a transferência para o time mexicano "melou".
Para que Rentería não ficasse sem clube, seu empresário decidiu trazê-lo para o Brasil, já que, por ter passagens por Atlético-MG e Internacional, o atleta teria "mercado" no país. Contudo, o atacante precisaria ser registrado em um time brasileiro até o dia 20 julho, data do fechamento da janela de transferências internacionais.
Então, em sigilo, o colombiano foi inscrito no Caxias, que, com a aprovação de seus conselheiros, aceitou o papel de "clube de aluguel", com a condição de receber uma participação dos lucros em um negócio futuro. Ou seja, Rentería se transferiu para o time gaúcho já ciente de que não atuaria pela equipe. Caso jogasse pelo Caxias ele não poderia se transferir para outra equipe, já que a lei não permite um atleta defender três clubes em uma mesma temporada.
No final de julho, as negociações com o Santos foram retomadas e, dia 14 desse mês, o jogador entrou em acordo com o Alvinegro, selando sua transferência para o time de Vila Belmiro.
Problema pulmonar não impede colombiano de jogar
Rentería foi aprovado na bateria de exames a qual foi submetido, na última semana, e será apresentado como novo reforço do Santos na próxima terça-feira.
A avaliação médica ganhou maior importância porque o colombiano havia sido vetado no Cruz Azul (MEX), em julho, por apresentar sequelas de uma sarcoidose, espécie de infecção, no pulmão, contraída em 2008, quando jogava no futebol português.
– Ele apresentou um pequeno problema pulmonar, mas não foi nada de grave que impedisse a liberação do jogador – afirmou o médico do Peixe, Rodrigo Zogaib.
Após detectar a sarcoidose, Rentería teve de ficar afastado por cerca de três meses dos gramados, tratando a doença, que provoca, entre outros sintomas, tosse seca, falta de ar e dor no tórax. Após curar-se, o atacante voltou a jogar normalmente.
Por comprovar que tem condições de praticar esportes, Rentería acionou o Cruz Azul na Fifa, por ter sido reprovado nos exames médicos do clube mexicano.
Conheça a Sarcoidose, doença que Rentería teve
O que é?
Doença granulomatosa de origem desconhecida, que pode afetar muitos órgãos do corpo ao mesmo tempo. Granulomatose é uma das formas de inflamação crônica que o organismo pode desenvolver em resposta à agressão de diversos agentes. É considerada benigna, pois na maior parte dos casos tende a ser limitada e responder bem ao tratamento médico.
Quem acomete?
pessoa pode ter sarcoidose, mas a doença aparece mais entre indivíduos de 20 a 40 anos de idade.
Sintomas
Variam. Há pessoas que sequer apresentam queixas. Se os pulmões estão doentes, sente-se tosse seca, falta-de-ar e dor torácica. Febre persistente, e cansaço sem explicação podem ocorrer.
Lancepress
Foto: Pilar Olivares/Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário