segunda-feira, 26 de julho de 2010

Santos escapa de punição no STJD


Árbitro relata identificação de torcedor que invadiu o gramado da Vila Belmiro no clássico com o São Paulo


Uma cena inusitada na Vila Belmiro na tarde do último domingo, dia 25 de julho, poderia ter resultado em problemas fora de campo para o Santos. Mas a identificação do torcedor que invadiu o gramado apenas de sunga durante a comemoração do gol santista acabou livrando o Peixe de prejuízos.


O árbitro Luiz Flávio de Oliveira citou na súmula o nome e a identidade do torcedor, e o fato leva a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a isentar o clube mandante de uma possível punição, assim como prevê o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).


O Santos empatava sem gols com o São Paulo até os 15 minutos, quando Marquinhos cobrou falta pela direita e o zagueiro tricolor Renato Silva, na pequena área, desviou para o gol marcando contra. Enquanto os santistas comemoravam, um torcedor semi-nu corria pelo gramado. Na súmula, Luiz Flavio de Oliveira fez o seguinte relato.


Aos 60' de jogo, após o gol marcado pela equipe do Santos F.C., o torcedor identificado pelo policiamento como sendo Ademilson Nobre da Silva, RG - 36259285-5, invadiu o gramado pelo lado oposto ao banco de suplentes, sendo contido e retirado do campo de jogo pelo policiamento”. O árbitro ainda avaliou o público como “regular”.


A invasão de campo é citada como infração no artigo 213 (deixar de reprimir e prevenir desordens na área de desporto) do CBJD, e a pena prevista é de multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Porém, o inciso 3º do mesmo artigo aborda que, “a comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade [...]”.


O site Justicadesportiva.com.br apurou no STJD que, diante da nova legislação, a Procuradoria não irá denunciar casos em que haja tal identificação do infrator por parte do policiamento presente ao estádio. Até então, o clube era denunciado e a identificação servia como álibi já no julgamento.


Enquanto isso, o Santos foca as suas atenções na Copa do Brasil, quando enfrenta nesta quarta-feira, dia 28 de julho, o Vitória, na Vila Belmiro, pelo jogo de ida. Em seguida, pelo Brasileiro, no fim de semana, o Peixe pega o Prudente.


Justica Desportiva

Nenhum comentário: