segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Robinho: 'Não voltei por medo de ficar fora da Copa'


Confiante após a vitória no clássico, atacante aguarda convocação de Dunga na terça-feira e diz que retornou ao Peixe para adquirir ritmo de jogo

A convocação do técnico Dunga para o amistoso da seleção brasileira contra a Irlanda, que será divulgada nesta terça-feira, às 11h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, é esperada com ansiedade pelo atacante Robinho. O Rei das Pedaladas, que estava relegado à reserva no Manchester City, da Inglaterra, voltou ao Santos para jogar e ficar pronto para a Copa do Mundo. Com a confiança renovada pelo golaço marcado contra o São Paulo, no clássico do último domingo, vencido pelo Peixe por 2 a 1, o jogador garante não temer ficar fora da competição, que será disputada em junho e julho na África do Sul.

- Eu não voltei por medo de ficar fora (da Copa). Assinei com o Santos para poder jogar, adquirir ritmo. Meu medo era chegar à Copa sem estar na condição ideal - explicou, em conversa com o GLOBOESPORTE.COM antes de sua participação no programa "Bem, Amigos", do SporTV, nesta segunda-feira à noite.

A segurança de Robinho se justifica. Desde a Copa América de 2007, quando assumiu a responsabilidade de ser a estrela da seleção que acabaria conquistando o título (Kaká e Ronaldinho Gaúcho se recusaram a participar da competição realizada na Venezuela), o jogador caiu nas graças de Dunga. Acabou virando um homem de confiança do treinador. O que o jogador quer dizer quando fala em apreensão é sobre sua forma física e técnica. No entanto, a dúvida sobre sua forma começou a desaparecer depois do jogo contra o São Paulo. Em sua reestreia pelo Peixe, Robinho decidiu o clássico, disputado na Arena Barueri, marcando um golaço, de letra. O jogo terminou 2 a 1 para o Peixe. O jogador passou o dia seguinte curtindo a vitória.

- Ah é muito bom, né? Foi uma estreia bem legal, pude marcar um gol e ajudar o Santos. Hoje (segunda-feira) foi só de descanso, curtindo com a família. Bem tranquilo. Tudo mundo lá em casa está muito feliz.

O jogo contra a seleção irlandesa, dia 2 de março, em Londres, é o último antes da estreia do Brasil no Mundial, dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte.

- Com certeza vai ser uma convocação importante. É a última antes da Copa. Então, muita coisa vai ser decidida. Acredito que o grupo está praticamente definido. Claro que tem uma ansiedade, mas estou confiante - afirmou.

Durante o programa, Robinho explicou como aconteceu a negociação para que o City o liberasse para retornar ao Peixe, e revelou a conversa com o técnico Roberto Mancini, que não pretendia usá-lo como titular na temporada.

- Os diretores do Santos sempre ligavam e falavam com o meu pai. Quando eu jogava mal, eles já ligavam (risos). Estavam atentos. Eu fui falar com o treinador (Roberto Mancini, do Manchester City) e ele foi sincero e disse: "Vou fazer essas rotações, você não vai ser titular do meu time”. Eu também fui sincero e disse que para mim isso não servia, pois estou prestes a disputar uma Copa do Mundo e preciso de ritmo de jogo. Então, ele disse que não me causaria problemas. Tem muito treinador que não coloca o cara para jogar, mas não o deixa ir embora. Para mim isso seria prejudicial.

Robinho deixou o Santos aos 21 anos, rumo ao Real Madrid. Perguntado sobre que conselhos daria aos novos “meninos da Vila”, Neymar e Ganso, o atacante sugeriu cautela. - Já conversei com eles. Acho que precisam ter calma. A Europa para eles é uma coisa normal. Eles não têm que ter pressa para sair. Muita gente vê a Europa e acha que são mil maravilhas, por conta da Liga dos Campeões, do marketing, da estrutura. Mas nao é tão fácil assim. Você vai ganhar bem, ter mais segurança de vida, mas tem o lado ruim, que é estar em um país diferente, com outro idioma, em um time que de repente não está tão bem entrosado. No meu time (Manchester City), eu jogava quase de quarto homem de meio-campo, de volante, lá atrás, e tinha que me virar. Também tem que dar sorte de cair em um time bom, com pessoas para te ajudar. Tem que ter tranquilidade.

Como sua meta neste início de 2010 é se preparar para o disputar a Copa, Robinho admitiu que consultou o técnico Dunga antes de se transferir do futebol inglês de volta para a Vila Belmiro. Segundo ele, o treinador da seleção sugeriu que ele escolhesse a opção que o fizesse mais feliz. - Ele aconselhou: “Se você não está feliz aí (no Manchester City), vá buscar a felicidade, porque você precisa disso. Independentemente do time em que você jogar, você tem que estar feliz, senão não consegue fazer nada” - contou.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: