segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Peixe amarga seu pior desempenho como mandante na era dos pontos corridos


Equipe tem apenas 50% de aproveitamento nos jogos em casa neste ano. Para Luxa, nenhum time pode aspirar a muita coisa com um índice desses


No último domingo, ao cair diante do São Paulo, na Vila Belmiro, o Santos conheceu sua quarta derrota como mandante neste Brasileirão. Dos 16 jogos que disputou como anfitrião, o Peixe venceu seis e empatou seis, além dos quatro tropeços. O aproveitamento é de 50%. Na era dos pontos corridos (de 2003 para cá), nunca o Santos havia feito uma campanha tão ruim em casa (computados também os jogos que mandou em outros estádios, como o Pacaembu). Nem mesmo no ano passado, quando a equipe passou todo o campeonato brigando para não cair, o desempenho foi tão ruim: 57,8%.


A diferença entre a campanha de 2008 e a atual é que, agora, a equipe tem conseguido somar pontos fora de casa, algo raro ano passado. Em 15 rodadas como visitante, o Santos tem quatro vitórias e cinco empates neste ano. Em 2008, foram apenas duas vitórias e cinco empates em 19 jogos fora: aproveitamento pífio: 21%. Para o técnico Vanderlei Luxemburgo, os números justificam o fato de o time ter dado adeus às chances de classificação à Taça Libertadores.


- Quando se perde muitos jogos em casa, não se pode ir além. Quem quer conquistar títulos, tem de buscar pontos fora, mas precisa ser muito forte como mandante. O Santos não fez isso - afirma o treinador, que está em sua quarta passagem pelo clube e conhece bem a força do Peixe como mandante.


Globoesporte

Nenhum comentário: