domingo, 7 de junho de 2009

Pita: 'Paulo Henrique pode ser ídolo'

Ex-jogador elogia qualidades do meia e dá conselhos

Edivaldo Oliveira Chaves, o Pita, despertou o interesse da Portuguesa Santista no início da carreira após ser uma das revelações em um torneio de praia. Destaque nas categorias de base da Briosa, foi para o Santos, que brigou com outros grandes clubes para contratar a grande promessa.

Em 1977, com apenas 19 anos, a mesma idade de Paulo Henrique, Pita começou a jogar pelo time profissional do Santos. No ano seguinte, sem dinheiro para contratar, o clube deu espaço no time titular para os jovens. Ele foi o Maestro da equipe apelidada de Meninos da Vila. Com Pita, em 1978, o Santos conquistou o Paulistão, o primeiro título após a saída de Pelé.

Em 1984, deixou o Santos e foi para o São Paulo. Anos depois, o meia, que teve passagem pela Seleção, foi parar no futebol francês. Hoje, Pita é consultado do Desportivo Brasil, time dirigido pela Traffic, e vê o futebol do meia Paulo Henrique ser comparado ao seu.

Confira trechos da entrevista feita pela reportagem do LANCENET! com o ex-camisa 10 do Peixe:

L!: A comparação entre o seu futebol e o do Paulo vale?
Acho muito parecido o futebol pelo trabalho de meia-armador que eu fiz e que ele faz hoje. É aquilo de tocar a bola, de ter a precisão no passe. O Paulo Henrique é um garoto que pode evoluir muito, e que se parece bastante comigo em campo.

L!: Por que não surgem meias como você e como ele no futebol brasileiro?
Eu acho que o último jogador que vi aqui com essas características era o Ricardinho. O meia-armador dá o equilíbrio para a equipe. Sempre procuramos esse tipo de jogador na base, mas está difícil de achar. O último que está aparecendo pelo que eu tenho visto no futebol brasileiro é mesmo o Paulo.

L!: O estilo de jogo do Paulo Henrique cabe em qualquer time?
O Paulo não é tão lento como falam. Ele marca, corre e é voluntarioso. Ele entrando nessa velocidade do futebol mundial, a técnica dele supera tudo. Ele é diferenciado, toca de primeira, e tem uma ótima visão de jogo.

L!: A forma com que ele atua não deveria fazer com que ele jogasse com a camisa 10 do Santos?
Foi uma das coisas que comentei com ele. Está na hora de o Paulo Henrique vestir a camisa 10. O Madson é um bom jogador, mas não vai ser um craque como esse menino. O Paulo pode se tornar ídolo da torcida.

Lancepress!

Nenhum comentário: