Invicto até aqui no Campeonato Brasileiro, o Santos tem feito dentro de campo exatamente o que planejou o técnico Vagner Mancini desde o início da disputa do Nacional. Com oito pontos em quatro jogos até aqui, o Peixe mantém a média de dois por partida, necessária, segundo análise do treinador, para que o time entre na disputa pelo título.
– O que temos de fazer é vencer em casa e não perder fora de casa, o que significa vitórias ou empates. Para pensar no título, é preciso marcar 70 pontos, no mínimo. Se a equipe ganha no seu estádio e empata fora de casa, faz uma média de dois pontos por jogo, somando 76 ao final do torneio – projetava Mancini, ainda antes da estreia do Santos no torneio, contra o Grêmio, no Sul.
A campanha poderia estar acima das expectativas não fosse o tropeço dentro de casa contra o Goiás, no empate em 3 a 3, na Vila. Os dois pontos perdidos foram recuperados na sequência, contra o Fluminense.– É muito importante quando você joga fora, pois você tira pontos das equipes e elas vão deixar de somar em casa. Isso faz muita falta. Fatalmente você acaba subindo muito mais na tabela se vence fora de casa – explica o treinador santista.Com os dois próximos confrontos fora de casa, o time terá pela primeira vez a tarefa de manter a média de dois pontos por jogo sem atuar dentro da Vila Belmiro.
Na cabeça de Mancini, o Santos precisa continuar somando o maior número de pontos enquanto as equipes consideradas favoritas ao título dividem atenção no Brasileiro com outros torneios.O aproveitamento atual do Peixe (66%) é equiparado ao do São Paulo na conquista dos últimos Brasileiros. Por isso, até aqui, a matemática de Mancini é perfeita.
– Daqui a algumas rodadas, o campeonato se divide entre os que vão lutar pelo título, a zona intermediária e quem vai brigar para não cair – afirma o treinador, que tem apenas três derrotas no comando do time desde que chegou.Afirmar que o Santos será candidato ao título do Campeonato Brasileiro parece ser prematuro neste início de competição. Mas que Vagner Mancini tem exatamente na cabeça o que o time precisa fazer para estar no topo, ninguém mais duvida.
Lancepress!
Foto: Ivan Storti

Nenhum comentário:
Postar um comentário