quinta-feira, 7 de maio de 2009

A VOZ DO PUBLICITÁRIO

Caro David Grinberg Existem anúncios oportunistas e de oportunidade.

Quando morreu o jogador do São Caetano eu fiz um anúncio para a Wilson com a bandeira de escanteio a meio palmo, representando luto.

Quando o Santos foi campeão brasileiro a Bombril fez um anúncio com Carlinhos Moreno travestido de Robinho comemorando.

Quando o Santos iniciou a luta pelo reconhecimento dos 8 títulos brasileiros que conquistou em campo eu fiz um anúncio dizendo que se o Brasil é Penta o Santos é Octa.

Como a fidelidade por um time de futebol é muito maior do que por uma marca de carro, de roupa, de eletrodoméstico, de sabonete e até mesmo superior a fidelidade matrimonial, acho no mínimo perigoso comemorar a conquista de um campeonato fazendo um anúncio menosprezando o time perdedor. Imagine se a Umbro, caso o vencedor fosse o Santos, fizesse um anúncio de comemoração do título utilizando a imagem de um gambá (verdadeiro símbolo corintiano) tomando um banho de espuma, numa banheira acompanhado do título “Esse campeonato nós ganhamos de lavada...”

Sou um profundo admirador tanto dos trabalhos desenvolvidos mundialmente para a Nike como dos trabalhos desenvolvidos por sua agência no Brasil. Mas, após a publicação do anúncio aprovado e veiculado por vocês, sinto-me no direito de nunca mais comprar qualquer produto Nike e já a partir de hoje começarei a usar como pijama todas as camisetas e calções que possuo com a marca de vocês.

Vocês ganharam milhões de inimigos, com dinheiro para comprar produtos originais e não de camelôs.Atenciosamente,

(*) Fernando Luna, Publicitário

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