sábado, 10 de janeiro de 2009

Santos teme repetir erro e evita badalação a jovens da Copinha

Bruno Thadeu (Uol)
Em Santos

O Santos não quer cair na mesma tentação de 2008, quando demonstrou interesse em utilizar jovens atletas durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Muitos holofotes em cima deles criaram expectativa exagerada, atrapalhando o desenvolvimento, entenderam os dirigentes.
Para evitar novo risco de deslumbramento, está vetado comentário aprofundado na Vila Belmiro sobre os atletas da atual edição da Copinha.Ex-treinador da equipe juniores, Márcio Fernandes controla cada palavra, dizendo apenas ter intenção de puxar atletas para o time principal.

No entanto, não se fala em nomes ou preferências por posições em campos."Acompanho o trabalho do Narciso [técnico do Santos na Copinha], mas não quero dar nomes de quem vou aproveitar ou se vou aproveitar. Vamos deixar os meninos participarem da competição. Não é hora de se falar nisso. Pode atrapalhar a cabeça deles. Depois a gente analisa".

A equipe sub-18 do Santos tem compromisso decisivo na Copinha, neste domingo. Precisa vencer o América/SP, em São José do Rio Preto, para se classificar automaticamente à próxima fase da competição. Também badalada, a safra anterior do Santos não correspondeu às expectativas.

Vistos como promessas, os atacantes Alemão e Tiago Luís não tiveram seqüência no elenco profissional. O meia Paulo Henrique havia retornado à base após fracas exibições na equipe de cima. Ganhou nova chance agora. Pouco aproveitado entre os titulares em 2008, o lateral-esquerdo Carleto seguiu para o Valencia-ESP. A nova geração é encabeçada pelo meio-atacante Neymar, 16, vinculado ao Santos até 2013. Alan Patrik, André e Denis também agradam. "Só posso dizer que o Neymar tem queimado etapas no Santos. Eu coloquei o Neymar na Copinha quando ele tinha 15 anos.

Não quero fixar datas para ele", disse Márcio Fernandes. Garantidos, por enquanto, estão Bruno, Breitner e Paulo Henrique, fora da Copinha por estourarem o limite de idade. Venezuelano, o meio-campista Breitner se destacou na base pela facilidade em atuar em diferentes funções em campo.
Foto: AE

Nenhum comentário: