sábado, 24 de janeiro de 2009

Santos descobre brecha para manter Neymar


O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, já iniciou os primeiros contatos para estender o contrato do jovem Neymar, de 16 anos, considerado por muitos como o sucessor de Robinho dentro do Alvinegro.

Antes de subir para o time profissional, o que deve acontecer nas próximas semanas, o jogador deve ter seu contrato refeito. Amparado por uma brecha da lei, que foi "descoberta" tardiamente, o Santos oferecerá um contrato de cinco anos para sua promessa.

A ação é preventiva da diretoria. O contrato de Neymar vence no início de 2011, mas ele possuí um acordo de gaveta que prorroga o vínculo por mais duas temporadas. Como perdeu vários jogadores na Justiça no ano passado por alegação de irregularidade no contrato de gaveta, o presidente Marcelo Teixeira quer evitar que isso se repita.

Pelas normas da Fifa e da CBF, os contratos de cinco anos, prazo máximo de validade, só podem ser assinados por maiores de 18 anos. Neymar completará apenas 17 no início de fevereiro.

Desta forma, o Peixe vai sugerir à família do atacante que ele aceite ser emancipado. Apenas desta forma é que Neymar poderia assinar por cinco anos.

Para se ter uma idéia de como essa prática é desconhecida no Brasil, são pouquíssimos os casos de atletas emancipados. No próprio Santos, um dos advogados mais antigos do clube desconhecia a possibilidade. Ele bateu o pé e desacreditou que a empresa especializada no assunto conseguiria emancipar e prorrogar o contrato de Alan Patrick, outra revelação dos juniores do Peixe. Neste sábado, o novo acordo já aparece protocolado.

Como a emancipação depende da liberação legal dos pais, o Santos deve agendar no início da próxima semana uma conversa com a família de Neymar, que não deve se opor.

– O Santos já entrou em contato para conversar, mas não falaram nada de emancipação. Mas, se for para proteger o Santos e o garoto, vamos fazer – disse ao LANCENET! o pai do santista, Neymar da Silva Santos.

A emancipação aparece como solução para que os clubes mantenham seus talentos no país. O São Paulo é o clube que mais trabalha com essa brecha. Advogados especializados garantem a validade, contestado por Wagner Ribeiro. Independente de que forma, o Peixe quer Neymar por muito mais tempo.

Luiz Fernando Cardoso
Lancepress!
Foto: Arquivo Lance

Nenhum comentário: