segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Parceiro quer direitos de André, destaque na Copinha

Sonda já tentou parte do vínculo do goleador em troca de ajuda em negócio. Ele marcou cinco gols em três jogos
Luiz Fernando Cardoso
SÃO PAULO

Frio, paciente e sempre bem posicionado. Essas são as principais características de André Felipe Ribeiro de Souza, o André, artilheiro do Santos na Copa São Paulo de Juniores, com cinco gols marcados em apenas três partidas disputadas.

O torcedor santista mais desligado, ao ligar a TV e assistir um lance do camisa nove na Copinha pensa estar acompanhando um jogo do time profissional, com Kléber Pereira no ataque, tamanha a semelhança entre os dois. Curiosamente ou não, o craque do time profissional é a grande inspiração de André, artilheiro máximo da equipe sub-20 nesta temporada. Ele foi o artilheiro do Santos na conquista do Paulistão da categoria.

- Fico muito feliz em ser comparado ao Kléber Pereira. É um ídolo meu e da torcida, e sempre procuro fazer a mesma coisa que ele dentro de campo. Procuro não sair muito da área e nas oportunidades que aparecem procuro fazer os gols - afirma o atacante, que já sofre com o assédio sobre seus direitos.

O Grupo Sonda, parceiro do Peixe, tem muito interesse em adquirir parte dos direitos econômicos do jogador. Ao ser consultado sobre uma possível ajuda ao clube na contratação do lateral-esquerdo Léo, o parceiro pediu porcentagem dos direitos de André, que garante não ter sido consultado.

- Um amigo meu de Portugal me mandou uma matéria que falava isso, mas não estou sabendo de nada. Se for bom para o Santos e para mim, não vejo problema. Mas estou concentrado em conquistar a Copa São Paulo pelo clube - desconversa.
A ascensão de André no Santos foi meteórica. O atacante chegou ao clube em julho de 2008. Ele foi indicado pelo volante Jeferson, também do sub-20. Os dois jogavam juntos na Cabofriense-RJ.

- O Márcio Fernandes era o treinador dos juniores naquela época e queria um atacante. O Jeferson me indicou e eu cheguei, mas aí já era o Narciso o treinador. Fiquei uma semana em avaliação e depois fui emprestado por três meses. Joguei bem, fui um dos artilheiros e rescindi lá para assinar com o Santos - relembra o jogador de 18 anos.

Neste fim de semana, André brilhou em mais um jogo do Santos na Copa São Paulo. Marcou três dos seis gols que a equipe santista marcou no América-SP na goleada por 6 a 2. O resultado garantiu a classificação do time do técnico Narciso para a próxima fase da competição, quando o Peixe enfrentará o Guarani, em São José do Rio Preto.

Ciente de que a base do time foi formada às pressas para a disputa da Copinha, já que a idade limite diminuiu, André quer que o grupo supere as adversidades para dar o segundo título do tradicional torneio para a torcida santista.

- Entramos na competição para vencer. Sabemos que vai ser muito difícil, pois não treinamos muito tempo juntos. Mas, ao decorrer da competição, estamos nos entendendo e conhecendo a maneira de cada um jogar. Acho que temos bastantes chances de ganhar essa Copinha pois nosso time está jogando muito bem.

Depois de um 2008 quase perfeito, André espera, além do título da Copa São Paulo, a promoção para o elenco de profissionais. O técnico Márcio Fernandes tem acompanhado atentamente aos jogos da Copinha e fará uma avaliação dos jogadores que pudem subir tão logo a competição termine.

- O ano de 2008 foi muito bom para mim. Joguei apenas o segundo turno do Paulista pelo Santos e ainda terminei como artilheiro. A expectativa é grande de jogar no profissional depois da Copinha. Seria um grande sonho realizado, também de poder jogar ao lado do Kléber Pereira - finaliza uma das grandes promessas dos Meninos da Vila.

FICHA TÉCNICA:
Nome: André Felipe Ribeiro de Souza
Nascimento: 27/09/1990, em Cabo Frio (RJ)
Peso: 77kg
Altura: 1,82m
Títulos: campeão do Paulistão sub-20 com o Santos (2008)
Principais características: precisão no chute, frieza na finalização e bom cabeceio.

Nenhum comentário: