segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Márcio foi decisivo nas contratações do Peixe

Ao estilo "manager", treinador ligou para os atletas para convencê-los a jogar no Santos

Luiz Fernando Cardoso (Lancenet)
SÃO PAULO

Apesar de ser um técnico da nova geração, Márcio Fernandes adotou característica comum em treinadores com mais bagagem, como Vanderlei Luxemburgo, por exemplo. O técnico teve participação decisiva em algumas contratações do clube para a próxima temporada.

Ele não se limitou a participar de quase todas as reuniões da diretoria, quando os nomes dos possíveis reforços foram discutidos. Ao melhor estilo “manager” – termo utilizado para falar de um treinador que participa de praticamente todas as decisões do departamento profissional –, Fernandes telefonou para os jogadores que negociavam com o Peixe e argumentou para aceitarem a oferta santista (veja os atletas na tabela).

– O atleta precisa sentir que o treinador tem a confiança em seu futebol e no seu trabalho. Isso realmente ajuda bastante em uma negociação. O jogador pode ter dúvida sobre algumas coisas e essa conversa facilita para que tudo fique claro – explica o técnico santista.

Nos casos de Lucio Flavio e Madson, as conversas, na avaliação do técnico, foram bem proveitosas.

– Não conversei com eles sobre isso, mas com certeza pesou na decisão final deles – analisa.
Houve casos, entretanto, que nem um pedido especial do treinador foi o suficiente para trazer um jogador para a Vila Belmiro. Alex Mineiro foi seduzido, mas optou por aceitar a oferta do Grêmio.

– No caso do Alex Mineiro, conversei com ele e estava tudo praticamente certo para vir, mas não deu – lembra Márcio Fernandes.

O perfil de técnico que se preocupa e participa da contratação de jogadores agrada ao presidente Marcelo Teixeira. Emerson Leão e Vanderlei Luxemburgo sempre foram os técnicos preferidos do mandatário por conta disso. Como centralizam as decisões, tomam menos tempo do presidente santista.

Com a confiança de Teixeira, Márcio Fernandes procurou se adaptar ao estilo. Hoje, divide os méritos pelas contratações feitas para a temporada com a diretoria:
– Todos tem a sua parcela de contribuição e claro que meu peso é maior, pois eu sou o treinador. Nosso intuito nas contratações foi de tentar errar o menos possível.

As intervenções de Márcio Fernandes nas negociações de reforços para o Santos:
Lucio FlavioPrimeiro contato foi feito pela diretoria. Márcio convenceu o atleta quando houve uma indefinição sobre o seu destino. Telefonema foi considerado importante.
MadsonO mesmo caso do primeiro. Márcio exaltou as atuações do baixinho durante a disputa do Campeonato Brasileiro. Também foi importante.

Alex Mineiro
Técnico telefonou para o ex-palmeirense e o convenceu a jogar no Santos. Atleta deu a palavra ao técnico de que viria, mas mudou de idéia.

Souza
Márcio Fernandes não conseguiu falar com o atacante, mas buscou com várias pessoas o seu telefone. Meta era convencê-lo a atuar pelo Alvinegro.

Roni
Negociação foi conduzida toda pela a diretoria, mas técnico fez questão de abrir ao jogador o interesse para que ele fosse o parceiro de Kléber Pereira.

Nenhum comentário: