quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CAS acolhe recurso de Souto e prevê definição de caso em 30 dias

Do UOL Esporte
Em Santos

A CAS (Corte Arbitral do Esporte) acolheu nesta terça-feira, no México, recurso elaborado pela defesa do volante Rodrigo Souto, flagrado em exame antidoping em duelo pela Libertadores de 2008 e suspenso de atividades da Conmebol por dois anos.

resposta definitiva da CAS, seja a manutenção da punição ou nulidade da pena, será dada dentro de 30 dias.Por enquanto, Rodrigo Souto segue liberado para atuar em competições nacionais e internacionais, amparado por efeito suspensivo obtido em novembro. Souto foi representado no México pelos advogados Mário Mello (gerente jurídico do Santos) e Bichara Neto (contratado pelo jogador).

No julgamento, foi feita a sustentação oral da defesa pelos dois advogados para o presidente da arbitragem, o mexicano Ricardo De Buen, e para os dois outros árbitros presentes, o espanhol José Juan Pinto e a costa-riquenha Margarita Echeverria. Em seguida, a arbitragem se reuniu e tomou uma decisão. Porém, a divulgação da mesma só acontecerá quando ficar pronto o Laudo Arbitral do caso o que deve ocorrer em cerca de 30 dias.

Este laudo é importante, pois a decisão do CAS cabe recurso à Justiça comum da Suíça (Europa). Segundo Mário Mello, o procedimento é normal dentro da CAS. "É costume da CAS ter este procedimento. A CAS é rigoroso na fundamentação de suas decisões, pois o órgão gosta de explicar bem suas escolhas em seus laudos evitando novas contestações, para que a decisão do mesmo seja mantida em eventuais recursos que possam acontecer na Justiça comum da Suíça", disse Mello ao site oficial do Santos.

Conforme combinado com a defesa, Rodrigo Souto ficou no Brasil e está relacionado para o amistoso do Santos diante da Portuguesa Santista, domingo, às 17 horas, no Pacaembu.

Nenhum comentário: