quarta-feira, 17 de junho de 2020

Versatilidade pode ajudar Copete a brigar por espaço no Santos

Gazeta Press

O contrato de empréstimo de Copete termina neste mês de junho e o jogador espera retornar ao Santos quando os treinamentos voltarem. A permanência do colombiano no elenco ainda é incerta, mas sua versatilidade pode ajudá-lo a brigar por espaço no elenco.

No ano passado, Copete não agradou Jorge Sampaoli e seguiu por empréstimo ao Pachuca, do México. Sem convencer por lá, foi repassado ao Everton, do Chile. Os chilenos não têm condições financeiras para exercer a compra, e os mexicanos também não demonstraram interesse de ficar com o atacante.

O Santos contratou Jonathan Copete em 2016. Colombiano alternou bons e maus momentos
(Foto: Divulgação/SFC)O Santos contratou Jonathan Copete em 2016. Colombiano alternou bons e maus momentos

O colombiano deve ser reintegrado ao Santos em um primeiro momento, assim que as atividades voltarem, mas precisará convencer a comissão técnica de Jesualdo Ferreira para permanecer. Com mais um ano de contrato e recebendo R$ 300 mil por mês, a diretoria prefere negociá-lo. Outro fator que joga contra é a concorrência no setor ofensivo, que tem Marinho, Soteldo, Sasha, Raniel, Lucas Venuto e Uribe, além dos jovens formados na base Arthur Gomes, Kaio Jorge, Yuri Alberto, Tailson e Reyner. 

Para buscar uma vaga no elenco, Copete pode ter a versatilidade a seu favor. Atacante de origem, o colombiano atua também na lateral-esquerda, e já foi improvisado nessa posição no Alvinegro Praiano. Com apenas Felipe Jonatan como opção no setor, Jesualdo Ferreira pode dar uma chance a Copete por ali.

Era assim que o colombiano atuava com Sampaoli no início da temporada passada. Com as chegadas de Jorge e Felipe Jonatan, entretanto, acabou perdendo espaço até seguir por empréstimo ao Pachuca.

O que também pode ajudar Copete é a redução no número de estrangeiros no elenco. Em 2019, o Peixe contava com outros seis gringos, e o regulamento do Brasileirão só permite cinco inscritos por partida. Já no atual plantel, o Santos tem apenas Carlos Sánchez, Soteldo e Uribe como jogadores nascidos fora do Brasil.

Contratado em 2016 a pedido de Dorival Júnior, Copete teve um início animador, mas passou a oscilar em desempenho na sequência. Com 26 gols anotados, é o maior artilheiro estrangeiro com a camisa do Peixe.

Nenhum comentário: