segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Os planos do marketing para patrocínio, sócio-torcedor e expansão da marca

Marcelo Frazão, executivo de marketing e comunicação do Santos, é o convidado desta semana


Por GloboEsporte.com

Divulgação

Marcelo Frazão, executivo de marketing e comunicação do Santos, foi o convidado da edição desta semana do GE Santos, o podcast semanal do Peixe aqui no GloboEsporte.com

Frazão detalhou os planos para a captação de um patrocinador master (revelou ter recusado propostas de bancos digitais), celebrou o crescimento do programa de sócio-torcedor e comemorou o sucesso do lançamento do novo terceiro uniforme, homenagem aos negros que fazem a história do Santos ser uma das mais ricas do Brasil e do Mundo. Falou também sobre expansão de ações pelo interior e jogos no Pacaembu, além de projetos de licenciamento de produtos.

– A marca do Santos em termos de reconhecimento mundial é incomparável, é muito interessante de se trabalhar, tem alguns desafios diferentes, como a distribuição geográfica da torcida, e um processo novo de busca de profissionalização, busca de abertura do Santos para o mercado – disse Frazão.

– A cobrança mais habitual em cima da gente é a do patrocinador master. Com a retirada da Caixa Econômica do mercado, houve uma mudança de equilíbrio, uma busca dos clubes por novos patrocinadores, e muitos optaram por um modelo com bancos digitais. Esses bancos pagam praticamente um terço do que a Caixa pagava, o que no caso do Santos seria um terço, mais uma variável condicionado à abertura de contas dos clubes, que é o que acontece no Corinthians, no Atlético-MG, no Flamengo. Nossa visão é cética ao sucesso desse modelo, ao engajamento do torcedor, independentemente do clube. A gente tem certeza que não valeria vender o patrocínio master por um valor tão baixo (com as variáveis) – completou o executivo, falando também da preocupação em novos contratos de produtos licenciados.

– Hoje dentro da área de geração de receitas do clube a que está mais aquém é a do licenciamento. É um problema não só do Santos, mas de todos os clubes. A questão da pirataria é um limitador. Teremos novos modelos de parceria, novos players, até sobre a (comercialização da) faixa do Zito tivemos uma reunião recente com a Netshoes... é um produto que tem tudo para ser bem sucedido – disse Frazão.


Marcelo Frazão, executivo de marketing e comunicação do Santos, em gravação do podcast GE Santos — Foto: Leonardo M Bianchi

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