quinta-feira, 2 de maio de 2019

Santos “mutante” de Sampaoli tem mais de 10 formações e 32 jogadores utilizados

É difícil prever o Santos de Jorge Sampaoli (Ivan Storti)

O Santos dos últimos anos se acostumou a jogar com uma linha de quatro na defesa, três meio-campistas e três atacantes. Com Jorge Sampaoli no comando, o cenário mudou.

O Peixe não tem um jeito fixo de jogar, com mais de 10 esquemas táticos utilizados na temporada, e roda seu elenco – 32 jogadores atuaram em 2019.

Sampaoli não abre mão de laterais avançados, apoiando pelo meio, e nem de pelo menos seis jogadores no campo de ataque. No mais, o Alvinegro raramente é previsível. O time foi de um 2-3-5 contra o Vasco para um 3-4-1-2 diante do Grêmio.

O argentino começou num 4-3-3 tradicional, depois alternou para um 4-4-2 (com dois centroavantes, só um ou falso 9) e 4-5-1 e fez diversos testes: 3-4-3, 3-5-2, 3-4-1-2, 3-6-1, 3-2-5 e até o 2-3-5, relembrando dos primórdios do futebol, na Inglaterra.

A comissão técnica privilegia a posse de bola e o controle do jogo, mas, taticamente, monta a estratégia de acordo com o adversário. Diante do forte ataque do Grêmio, a opção foi pela linha de três zagueiros. Contra o Fluminense, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, a equipe deve ter apenas três no meio e cinco na frente.

Dos 32 nas súmulas de 2019, quatro já saíram: Fabián Noguera (Nàstic-ESP), Daniel Guedes (Goiás), Arthur Gomes (Chapecoense) e Bruno Henrique (Flamengo). Veja todos abaixo:

Goleiros
Vanderlei
Everson

Laterais
Victor Ferraz
Matheus Ribeiro
Daniel Guedes
Orinho
Felipe Jonatan
Jorge

Zagueiros
Luiz Felipe
Fabián Noguera
Gustavo Henrique
Felipe Aguilar
Wagner Leonardo
Lucas Veríssimo

Volantes
Yuri
Alison
Guilherme Nunes
Diego Pituca
Sandry
Jean Lucas

Meias
Jean Mota
Carlos Sánchez
Cueva

Atacantes
Copete
Arthur Gomes
Derlis González
Felippe Cardoso
Eduardo Sasha
Bruno Henrique
Yuri Alberto
Kaio Jorge
Soteldo

Nenhum comentário: