Atletas destacam importância de pontuar nas primeiras rodadas
Por Globoesporte
"O título se ganha nas últimas oito rodadas e se perde nas oito primeiras". Essa frase é do técnico Pep Guardiola, do Manchester City, da Inglaterra, contada pelo jornalista Martí Perarnau, no livro "Guardiola Confidencial", que retrata o primeiro ano do treinador à frente do Bayern de Munique, da Alemanha. Mas o que isso tem a ver com o Santos? Calma, vamos chegar lá...
O Peixe estreou no Campeonato Brasileiro no último sábado, com uma vitória convincente por 2 a 0 contra o Ceará, no Pacaembu, quebrando um tabu de 13 anos sem vencer a primeira partida na competição nacional.
A largada no Brasileirão com o pé direito animou os atletas, que sabem da importância de pontuar nas rodadas iniciais. A ideia dos santistas é acumular uma "gordura" nos primeiros jogos para manter uma distância mínima de quem está na frente (caso não seja líder), que é justamente o que Guardiola diz em seu livro.
Santos venceu o Ceará na primeira rodada. Vai manter o embalo? (Foto: Marcos Ribolli)
Após o bom início, os santistas admitiram o valor de começar o torneio embalado, com uma boa sequência de vitórias.
– São 38 rodadas. A gente foi bem na primeira, conquistamos os três pontos. Temos mais 37 pela frente. É muito difícil, é um campeonato muito longo. O campeonato termina só em dezembro. No meio temos a disputa de outras competições. É difícil manter a regularidade o ano todo. É o que a gente procura, mas sabe que é praticamente impossível. Esse início bom pode se transformar numa gordura para a gente poder queimar lá na frente. Nosso objetivo é sempre vencer, mas é difícil. Nós iniciamos o campeonato com o pé direito – disse o lateral-esquerdo Dodô.
– São dois anos seguidos que a gente vem batendo na trave. A gente quer o título. A gente fica feliz de estar chegando sempre entre os primeiros, mas queremos o título. O Campeonato Brasileiro é muito complicado. Cada ponto perdido faz muita diferença. A gente tem de começar muito bem o campeonato para lá na frente, caso aconteça, a gente ter uma gordura – complementou o volante Alison.
– A gente sabe da importância e da dificuldade da competição. Brasileiro é um campeonato muito longo, precisa de uma estabilidade. Esses três pontos farão diferença lá na frente, e foi muito importante quebrarmos o tabu de 13 anos sem ganhar uma estreia. Tenho certeza que acontecerá muitas coisas boas para nós nessa competição – concordou o lateral-direito Daniel Guedes.
Antes de vencer o Ceará, o técnico Jair Ventura havia comentado sobre a teoria do comandante catalão, mas fez suas ressalvas e adaptou a mensagem ao futebol brasileiro.
– Vimos outros exemplos de times que ganharam no final. Mas Corinthians ganhou no início no ano passado, batendo com o que Guardiola diz. Corinthians abriu grande vantagem, primeiro turno invicto e garantiu praticamente ali. Tiveram oscilação, bola para de entrar, pressão aumenta, botaram o campeonato em risco, mas tiveram gordura para segurar o título. Guardiola tem um pouco de razão, mas Flamengo ganhou no fim em 2009. Aqui é muita loucura. E pontos corridos é justo. Mata-mata tem dia ruim, Brasileiro não. Quem jogar melhor por mais tempo vai ser campeão. Não tem a emoção, mas é mais justo. Sem zebra – disse.
Os titulares do Peixe devem ir a campo pela primeira vez desde a vitória contra o Ceará no treino desta terça-feira, no CT Rei Pelé. Jair terá quatro dias para preparar sua equipe para o duelo contra o Bahia, neste sábado, às 16h (de Brasília), em Salvador, pela segunda rodada do Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário