terça-feira, 6 de maio de 2014

Rafael revela como "esqueceu" lesão e mira Seleção após Copa do Mundo


Goleiro do Napoli está em tratamento da lesão no joelho direito no CT Rei Pelé e deve voltar aos gramados em quatro meses. Ele mira a Copa do Mundo de 2018

Pouco mais de dois meses depois da lesão no ligamento cruzado do joelho direito, o goleiro Rafael, do Napoli, da Itália, já passou pela pior parte do tratamento. Em recuperação no CT Rei Pelé, ele explica como superou o drama de ficar fora da reta final da temporada 2013/2014 do Campeonato Italiano e acredita que terá chances na seleção brasileira depois da Copa do Mundo, graças a uma possível reformulação no setor.


A volta ao Brasil ajudou o goleiro a "esquecer" a lesão. Logo após a notícia de que havia contundido o ligamento cruzado, no dia 20 de fevereiro, no empate do Napoli em 0 a 0 com o Swansea, pela Liga Europa, Rafael recebeu um e-mail do presidente em exercício do Peixe, Odílio Rodrigues, com um convite para voltar ao país.

- Logo que machuquei, o Odílio mandou um e-mail para o Paulo Affonso, meu empresário, me convidando para voltar ao Brasil para tratar no CT Rei Pelé. Fiz essa escolha, conversei com o pessoal da diretoria do Napoli. Isso é normal lá, quando os jogadores se machucam. O trabalho está sendo espetacular, todo dia com muito empenho – conta o jogador.


Mas não foi apenas a volta ao Brasil que fez Rafael superar a tristeza de ter de ficar longe dos gramados por cerca de seis meses – tempo estimado para a recuperação da lesão no joelho. Quando saiu do hospital depois da cirurgia, enquanto entrava no carro, ele recebeu um outro e-mail especial. Desta vez, o remetente era um tio dele, e o assunto não era dos melhores.

Na mensagem, havia um pedido. A esposa de um amigo do tio de Rafael estava vivendo um drama, também: estava prestes a passar por uma cirurgia na cabeça para retirar um aneurisma. O parente do goleiro pediu para que ele torcesse pelo sucesso do procedimento. 


- Na hora que recebi o e-mail, pensei: “Eu estou triste por causa de um joelho”. Aí eu não fiquei mais triste, comecei a orar por ela, e minha recuperação está maravilhosa. Desde o momento pensei que o que eu estava passando era muito simples. A pessoa agora está ótima, inclusive a vi no último final de semana. Conheço ela desde quando era pequeno. Muitas vezes nos entristecemos com coisas pequenas. Estamos sujeitos a isso, a qualquer outra lesão – lembra Rafael.


Já pensando no futuro, Rafael acredita que terá chances na seleção brasileira depois da Copa do Mundo. A alta média de idade dos goleiros que mais são utilizados por Felipão (Júlio Cesar, 34 anos, Victor, Jefferson e Diego Cavalieri, 31) faz o atleta do Napoli acreditar que terá mais chances quando estiver recuperado e em uma vaga na Copa de 2018, na Rússia. 


- É o sonho de todo atleta disputar uma Copa do Mundo. Sou novo, tenho 23 anos e acho que em 2018 pode ser que eu tenha chances. Depois da Copa deste ano, para qual o Brasil estará bem servido de goleiros, acho que posso ter chances, porque deve ter uma reformulação. Sonho, sim, em estar em uma Copa do Mundo.

Enquanto isso, durante a recuperação ele curte os amigos que trabalham no Santos, clube que o revelou para o futebol. Pelo Peixe, Rafael conquistou o Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), a Copa do Brasil (2010), a Libertadores (2011) e a Recopa Sul-Americana (2012). O carinho pelos santistas é grande.

- Eu cheguei no Santos em novembro de 1996. Cheguei novo, aprendi muita coisa e morei na Vila Belmiro por muito tempo. Trabalhei com grandes profissionais no clube que confiou em mim. Conquistei títulos, fui para a Seleção. Na nossa vida, precisamos de alguém que nos dê oportunidade. E o Santos me deu, por isso vai estar sempre na minha memória. Espero voltar um dia para jogar novamente aqui. Tenho um carinho muito grande pelo clube a pela cidade.

Na última semana, Rafael viajou à Itália para assistir de perto ao Napoli ser campeão da Copa da Itália 2014, com a vitória diante da Fiorentina por 3 a 1. A viagem também serviu para mostrar aos italianos como está a recuperação. Agora, ele está de volta ao Brasil para dar sequência ao tratamento no CT Rei Pelé. 

Globoesporte.com

Nenhum comentário: