segunda-feira, 3 de março de 2014

O alçapão voltou! Após 2013 abaixo da média, Peixe volta a reinar na Vila


Melhor ataque do Paulistão, Santos marcou 20 de seus 25 gols no estádio em que venceu os seis jogos que fez. No ano passado, time acumulou empates em casa

Se o Santos é dono da melhor campanha do Campeonato Paulista, muito disso passa pela Vila Belmiro. Dos 25 gols marcados pelo Peixe até o momento, 20 deles saíram no estádio onde a equipe venceu todos seus seis jogos, com direito a goleadas sobre Corinthians (5 a 1), Botafogo-SP (5 a 1) e Bragantino (5 a 0). Uma campanha que dá ânimo ao santista, já que o desempenho geral em casa no ano passado esteve abaixo da média da década.

Entre 2011 e 2013, o Santos fez 81 jogos na Vila, com 68,3% de aproveitamento (47 vitórias, 25 empates e nove derrotas). Ano passado, foram apenas 14 triunfos no estádio e 65,43% dos pontos conquistados. O desempenho mais fraco em relação à média da década se explica pelo excesso de empates (11 em 27 partidas), a maior parte no Campeonato Brasileiro (sete).

O melhor desempenho do Santos em seu estádio na década, até agora, foi registrado em 2012: 17 vitórias em 27 jogos, com aproveitamento de 72,8%. Naquela temporada, assim em 2014, o Peixe também emplacou seis vitórias seguidas, com duas goleadas (5 a 0 sobre Guaratinguetá e Catanduvense). A sequência incluiu dois jogos pela Libertadores, contra Internacional (3 a 1) e The Strongest, da Bolívia (2 a 0).

– A Vila casa com nosso estilo de jogo. É flagrante a diferença de gramado e iluminação em comparação com outros estádios com gramados irregulares, mais lentos. Além disso, viagens para Lins ou Penápolis são longas e difíceis de serem percorridas. Aqui (Vila) a velocidade é outra, a percepção é outra, temos a presença da torcida. A diferença é fundamental – diz o técnico Oswaldo de Oliveira.

O Santos retorna à Vila Belmiro no domingo (9), às 18h30m (de Brasília), contra o Oeste. Antes disso, o Peixe visita o Mogi Mirim na quinta-feira, às 21h (de Brasília).

Globoesporte.com

Nenhum comentário: