quarta-feira, 19 de março de 2014

Irritação de Oswaldo pode colocar fim ao DNA ofensivo do Santos no Paulista


O esquema tático ofensivo e até ousado do Santos no Campeonato Paulista está com os dias contados. Isso porque o técnico Oswaldo de Oliveira está insatisfeito com o desempenho de seus jogadores no quesito marcação. O treinador ficou bastante irritado com os erros coletivos do sistema defensivo da equipe santista no empate contra o Rio Claro por 3 a 3 no último domingo.

Por conta disso, Oswaldo pode abrir mão do famoso DNA ofensivo do Santos justamente na reta final do Campeonato Paulista. Não por conta de seus atacantes, já que o quinteto ofensivo, formado por Cícero, Gabriel, Geuvânio, Leandro Damião e Thiago Ribeiro, não tem deixado a desejar. Foram 37 gols em 14 jogos, o melhor da competição.

No entanto, a falta de espírito coletivo e principalmente os erros de cobertura tem tirado o sono de Oswaldo. "É a ação defensiva que me preocupa, não o setor ofensivo, porque a ação defensiva é fruto de um conjunto. Os atacantes participam disso. Nesse aspecto, nós temos de nos preparar melhor", reclamou o técnico.

A principal alternativa de Oswaldo de Oliveira para corrigir o sistema defensivo e proteger mais a dupla de zaga, atualmente formada por Neto e Jubal, pode ser o retorno do volante Alison ao time titular. O atleta de 21 anos estreou nesta temporada contra o Rio Claro ao entrar no segundo tempo na vaga de Gabriel Barbosa.

Titular absoluto sob o comando de Claudinei Oliveira, hoje no Goiás, Alison pode ganhar a primeira oportunidade como titular com Oswaldo por ser o único volante do elenco com característica mais defensiva, bem diferente de Arouca e Cícero, titulares no setor.

"Acho que sim (posso ser beneficiado). Acho que o Arouca consegue exercer essa função na frente da zaga, também marcar bem, consegue chegar firme e rouba bolas, também", afirmou Alison.

"Estou me preparando, estou voltando, entrei nesse último jogo, estou voltando a pegar ritmo e preciso estar preparado caso ele opte por me dar uma chance, vou ficar feliz, mas se esse não for o momento vou continuar me preparando, trabalhando, para quando a oportunidade chegar eu agarrar", completou.

O retorno de Thiago Ribeiro pode salvar o fim do esquema ofensivo do Santos. O camisa 11, que desfalcou o time no empate contra o Rio Claro, partida que marcou a bronca mais forte de Oswaldo na temporada, é o atacante referência do treinador quando o assunto é marcação. Por conta disso, existe a possibilidade do comandante santista adiar a mudança tática e dar mais uma chance ao quinteto ofensivo.

"Ele é um exemplo para os meninos do setor. Tanto no ataque quanto na hora de defender. E mostra que o jogador que passa a linha do campo para defender pode chegar à área adversária para fazer gols e servir os companheiros", disse.

Uol Esporte

Nenhum comentário: