domingo, 9 de março de 2014

Crise na Vila ! Peixe faz só 4 em nova Vitória


Thiago Ribeiro (duas vezes), Leandro Damião e Diego Cardoso lideram vitória por 4 a 1 sobre o Rubrão. Peixe assegura liderança do grupo C

O Santos deu um novo passo no objetivo de encerrar a primeira fase como melhor time do Campeonato Paulista. Neste domingo, o time voltou a golear na Vila Belmiro, agora por 4 a 1, fazendo o Oeste de vítima, pela 13ª rodada do estadual. O resultado ajudou o Peixe a garantir, com duas rodadas de antecipação, a liderança do grupo C.

A goleada santista, a terceira consecutiva, foi construída, principalmente, pelo alto. Thiago Ribeiro (dois gols) e Leandro Damião foram os destaques da noite, que também presenciou o primeiro gol do jovem Diego Cardoso pelo Alvinegro. Eric, de falta, fez o de honra do Rubrão.

O Peixe soma, agora, 32 pontos, abrindo oito para a Ponte Preta, seguindo como dono da melhor campanha do torneio. O Rubrão, com oito pontos, é o lanterna do grupo D e pode ser rebaixado já na próxima rodada.

As duas equipes têm agora uma semana cheia pela frente até a próxima rodada. O Santos volta a campo no domingo, às 18h30m (de Brasília), contra o Rio Claro, fora de casa. Já o Oeste só joga no dia 18, às 19h30m (de Brasília), diante da Portuguesa, em Itápolis.

'Ombro' de Damião bota Santos na frente

Intenções opostas e 21 pontos separavam Santos e Oeste quando os times entraram em campo, mas, nos primeiros 15 minutos, as diferenças entre as equipes nem pareciam tão grandes. Passes errados e contra-ataques falhos e apressados de ambos os lados deram a tônica de um início de jogo truncado. Lucas Lima, novidade na ponta direita santista, demorava a se entender com Bruno Peres – bastante acionado, mas com dificuldades de avançar, escalado na vaga de Cicinho, poupado por Oswaldo de Oliveira.

Com problemas para tocar a bola pelo chão e com os meias em noite apagada, o Santos resolveu apostar no jogo aéreo – mais precisamente em Leandro Damião. Na segunda oportunidade, aos 19, ele aproveitou cruzamento de Emerson e, de “ombro”, abriu o placar.

O gol não mudou muito o panorama do jogo, devido à postura tímida e defensiva do Oeste. Apesar disso, pelos lados, as brechas já começavam a aparecer, fazendo de Bruno Peres, pela direita, quase um segundo ponta, dando auxílio a Lucas Lima. O Rubrão só chegou em duas bobeadas do sistema defensivo, mas parou em Vladimir, substituto de Aranha, suspenso.

Pelo alto e por baixo, o Peixe desencanta

A etapa final começou como a inicial: o Santos dando as cartas, o Oeste tentando administrar a bola, as duas equipes trocando passes com dificuldades e buscando lançamentos, sem eficiência. E outra vez, a bola aérea foi a saída do Peixe – agora com Bruno Peres. Aos 14, o lateral cruzou e Thiago Ribeiro testou para o gol. Os jogadores do Rubrão até reclamaram com o auxiliar Alex Alexandrino, mas a bola, de fato, cruzou a linha de fundo.

A vantagem tranquilizou os santistas, que passaram a acertar mais passes e até buscar jogadas de efeito. Leandro Damião arriscou sua famosa lambreta e Gabriel deu até chapéu. Mas o mapa da mina rubro-negra era mesmo o jogo aéreo. Aos 30 minutos, após cobrança de escanteio e desvio de Damião, defendido por Paes, Thiago Ribeiro ampliou.

Sossegado no banco de reservas, o técnico santista Oswaldo de Oliveira aproveitou para dar espaço a três jovens campeões da Copa São Paulo deste ano: o lateral-esquerdo Zé Carlos, o meia Serginho e o atacante Diego Cardoso. Coube a esse último, artilheiro da Copinha, aproveitar assistência precisa de Thiago Ribeiro e marcar seu primeiro gol como profissional, aos 37 minutos. O Oeste diminuiu com Eric, em cobrança de falta, mas já era tarde demais.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: