quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Santos volta a vencer, foge do rebaixamento e deixa Botafogo longe da Libertadores

O Santos quebrou uma sequência ruim de três jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro ao bater o Botafogo por 2 a 0 nesta quarta-feira, no Engenhão, em jogo válido pela 29ª rodada da competição. O resultado deixou a equipe santista mais distante dos últimos quatro colocados, que brigam contra o rebaixamento.

Já o Botafogo, que dominou a partida no primeiro tempo, mas não fez o gol, ficou mais longe do sonho de disputar a Copa Libertadores da América em 2013, além de aumentar o jejum de vitórias, completando seis jogos sem vencer.

Com a derrota, o Botafogo fica na sétima colocação, com 40 pontos ganhos, dez abaixo da zona de classificação para a Libertadores. Já a equipe santista soma 38 pontos, onze acima dos quatro últimos colocados, que brigam contra o rebaixamento.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Grêmio, neste domingo, em Porto Alegre. No mesmo dia, o Santos recebe o Vasco, no Pacaembu.

Sem contar com Neymar, defendendo a seleção brasileira, o técnico Muricy Ramalho optou por uma postura mais defensiva. A equipe santista atuou no esquema 4-3-1-2, conhecido como “losango”. Adriano fez a função de primeiro volante, ficando à frente da zaga. Arouca e Felipe Anderson jogavam pelos lados, com Bernardo centralizado no meio, tentando criar as jogadas para André e Miralles.

Se não bastasse, o time marcava atrás da linha da bola e tentava surpreender o Botafogo nos contra-ataques. No entanto, a equipe só conseguiu assustar o adversário com um chute de fora da area de Felipe Anderson.

Além de ficar irritado com a ineficiência nos contra-ataques, Muricy não gostou da facilidade que o Botafogo para construir as jogadas no primeiro tempo e trocou Bernardo por Henrique. Com isso, Felipe Anderson passou a jogar mais perto dos atacantes.

Já o Botafogo, que atuou no esquema 4-2-3-1, teve quatro chances claras de gols somente no primeiro tempo. Elkeson acertou a bola na trave em duas oportunidades. Uma de cabeça e outra em chute de perna esquerda após tabela com Seedorf. O holandês também teve uma boa chance de abrir o marcador, mas bateu cruzado para fora do gol na saída de Rafael.

O goleiro santista, inclusive, salvou o Santos em mais duas tentativas de Elkeson no primeiro tempo, e ainda fez uma defesa incrível após uma bola que desviou no zagueiro Durval.

Na segunda etapa, o Santos voltou melhor após os jogadores revelarem uma forte bronca de Muricy no intervalo da partida. Antes dos dez minutos inicias da etapa final, a equipe santista produziu mais do que em todo primeiro tempo.

Após Miralles invadir a área e chutar cruzado para boa defesa do goleiro Renan, o Santos abriu o marcador na sequência da jogada. Felipe Anderson cobrou escanteio, Ewerton Páscoa desvia de cabeça para André concluir a gol na segunda trave.

Três minutos depois, Felipe Anderson deu uma bela assistência, deixando Miralles na frente do goleiro Renan, sem marcação, para chutar rasteiro e ampliar o marcador. Após sofrer os dois gols, o Botafogo não conseguiu reagir e perdeu a partida.

Uol Esporte

Nenhum comentário: