sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Em alta após o Mundial, goleiro Rafael é cobiçado para defender seleção de Portugal


Apesar de ter sido um dos poucos destaques do Santos durante a final do Mundial de Clubes, o goleiro Rafael ainda não conseguiu chegar à seleção brasileira. Ciente disso, o técnico Paulo Bento, da seleção portuguesa, poderá aproveitar o fato de o jogador contar com passaporte comunitário e convocar o atleta para reforçar seu time, que no próximo ano irá disputar a Eurocopa.

Com apenas 21 anos, Rafael é cotado para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Apesar disso, o atleta foi convocado por Mano Menezes em apenas duas oportunidades (nos dois jogos contra a Argentina, pelo Superclássico das Américas) e, em ambas, foi reserva do botafoguense Jefferson.

Além de nunca ter participado de uma partida oficial pela seleção brasileira, outro fator que beneficiaria uma possível convocação pelos portugueses é o fato de sua avó ser nascida no país europeu. Até por isso, o goleiro tirou seu passaporte e já é considerado comunitário. Mesmo assim, o staff do camisa 1 santista ainda trata essa possibilidade com muita cautela.

“A seleção portuguesa é algo que agrega valor, e quando ele ficar sabendo disso vai ficar contente, mas ainda é muito cedo para ser avaliado por nós. Caso haja esse interesse real, vamos tratar com muito carinho e respeito”, afirmou Paulo Affonso, empresário do atleta, ao UOL Esporte.

O sucesso de Rafael no Velho Continente não se resume apenas a Portugal. O Santos recebeu uma proposta do Palermo, da Itália, pelo seu goleiro titular. Apesar de os valores não terem sido divulgados, o negócio poderia render mais de R$ 20 milhões ao clube paulista. Mesmo assim, o camisa 1 não pretende deixar a Vila Belmiro neste momento.

“A proposta já está com o Santos e será discutida a partir do dia 9 de janeiro. Mesmo assim, caso o clube aceite, ele só sairá no mercado de verão [em julho]. Essa é a condição, pois assim ele poderia fazer uma pré-temporada no novo time, sem afobação ou pressão”, concluiu o empresário do goleiro.

Uol Esporte

Nenhum comentário: