quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um ano após ser criticado, 'monstro' Neymar está criado



Completa nesta quinta-feira exatamente um ano que o treinador René Simões disse que 'um monstro' estava sendo criado




A profecia de René Simões se cumpriu. Um ano após o treinador – que estava no Atlético-GO – dizer que Neymar estava se tornando um monstro, o atacante santista, de fato, virou uma fera.


Porém, diferentemente do que previa René no dia 15 de setembro de 2010, o sentido do termo "monstro" tem outro significado atualmente.


O que faz Neymar merecer a alcunha não são mais as polêmicas dentro e fora de campo, como no passado. Hoje, o camisa 11 do Santos é um monstro em títulos, gols, dribles e até no marketing.


Desde a confusão com o técnico Dorival Júnior, episódio que motivou o comentário de René Simões, muita coisa mudou na carreira do craque santista. Antes acostumada a ver seu nome envolvido em polêmicas e confusões extra-campo, a Joia amadureceu, ganhou ainda mais responsabilidades e passou a virar notícia apenas pelo seu desempenho dentro das quatro linhas.


– Tivemos uma conversa de mãe e pai para filho: Se errou, pede desculpas. Ele mesmo começa a enxergar. Sou suspeito para falar. É um garoto extraordinário. Ele tem respeito muito grande pelas pessoas – disse Neymar da Silva Santos, pai da Joia.



Após transformar-se em um "monstro", Neymar virou objeto de disputa entre Barcelona e Real Madrid, ganhou destaque em jornais do mundo todo, comandou o Santos na conquista da Libertadores, título mais importante do clube em 48 anos, e passou a ser um dos principais jogadores da Seleção Brasileira. Tudo isso com apenas 19 anos.


– Ele continuou a mesma pessoa, dentro e fora de campo, feliz. Apenas amadureceu. Está crescendo, enxergou a responsabilidade que tem, dentro de campo e socialmente também. Só se adquire as experiências vivendo, não se transmite. Ele tem que ter as dele – completou.


Além dos conselhos do pai e amigos e da experiência trazida pelo tempo, outro importante acontecimento foi fundamental para que a Joia amadurecesse: o nascimento de Davi Lucca, seu primeiro filho, que veio ao mundo no último mês.


Pai, ídolo nacional e fenômeno midiático, o garoto deixou de ser uma promessa para virar realidade. Mas, nem por isso abandonou a irreverência e o estilo alegre de jogar.
Se você pensava que monstros só existiam na mitologia, está enganado. No Brasil, ele veste branco, chuteiras laranjas, tem canelas finas, cabelo moicano e atende por Neymar!
Especialistas


Luis Alvaro Ribeiro - Presidente do Santos

- René é um profeta. Pode dizer que um profeta do apocalipse, mas é. Ele amadureceu e assumiu responsabilidade


Eduardo Musa - Assessor pessoal de Neymar
- Claro que a frase doeu, mas não foi o principal. Ele aprendeu muito mais conversando com o pai e a mãe


Dorival Jr. - Técnico do Santos na época da confusão
- Ele voltou a ser aquele mesmo garoto simples e brincalhão. Ajudou para consolidar a carreira profissional


Edu Dracena - Capitão do Santos agora e na época
- Está mais focado em jogar futebol do que nas outras coisas. Aprendeu com os erros e deu a volta por cima


Com a palavra - Marcelo Martelotte, auxiliar técnico do Santos
Foi depois daquele episódio que Neymar mudou. Ele amadureceu muito. Ele sentiu muito a saída de Dorival. Percebeu que, se tivesse tido comportamento diferente, nada teria acontecido. Mas depois a situação fugiu do controle dele. O que aconteceu antes é o que ocorre com qualquer garoto de 18 anos. É normal cometer erros nessa idade, mas ele estava em evidência, todos o observavam. Neymar viu que poderia jogar futebol sem criar polêmicas.



Lancepress

CHARGE: Mário Alberto

Nenhum comentário: