domingo, 15 de maio de 2011

‘Princípio defensivo’ garantiu o Paulistão



Solidez. Essa é a palavra que define a defesa do Santos nos jogos desde a chegada de Muricy Ramalho. E a mudança pela qual o time passou desde que o treinador assumiu garantiu o título do Campeonato Paulista. Com ele no comando, foram 11 jogos com oito vitórias e apenas três empates. Mas mais importante do que ainda estar invicto, é o número de gols que o Alvinegro sofreu nesta fase: apenas três.


A mudança é clara. O Peixe está muito mais dedicado na marcação. Como os próprios jogadores dizem, “todo o grupo está comprometido em marcar”. A marcação começa no ataque. Os volantes estão mais presos e com a obrigação de assegurar a defesa, setor mais criticado pelos torcedores antes de Muricy assumir o comando do Peixe, no meio de abril.


Além disso, os laterais tem função importantíssima no esquema do comandante. Como o próprio disse na coletiva após o título, os laterais, agora, jogam mais recuados e não mais como alas, forma que jogavam com os outros técnicos.


A partida contra o Corinthians mostrou claramente isso. O Timão não conseguiu entrar dentro da área. Todas as oportunidades foram de longe, retratada no gol marcado, que saiu de um cruzamento na direção do gol que surpreendeu Rafael e acabou entrando.


Com o futebol que vem jogando atualmente, o Santos se credencia para conquistar todos os títulos que estiverem em disputa. A defesa está arrumada e os jogadores de frente vão dando conta do recado. Agora é esperar os próximos jogos.

Lancepress
Foto: Ari Ferreira

Nenhum comentário: