quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Na Vila Belmiro, Peixe joga para se redimir, e Dragão tenta escapar do Z-4


Santos vem de duas derrotas consecutivas e precisa vencer para voltar a sonhar com o título. Já Atlético-GO pode até sair da zona de rebaixamento


O Santos retorna à Vila Belmiro, nesta quinta-feira, às 19h30m (horário de Brasília), buscando se redimir de duas derrotas consecutivas no Brasileirão, para Botafogo, no Pacaembu, e Ceará, em Fortaleza. O adversário é o Atlético-GO, que está na zona de rebaixamento desde a quarta rodada da competição, mas agora começa a apresentar sinais de reação. Venceu dois de seus últimos três jogos e pode até deixar o Z-4 nesta rodada se vencer (dependeria ainda de tropeços do Flamengo e do Atlético-MG).


O Peixe caiu três posições e agora está em sexto lugar, com 31 pontos - era terceiro há três rodadas. Já a equipe goiana, com 20 pontos, está em 18º, posição em que vem se mantendo desde o final do primeiro turno, após largar a lanterna e ultrapassar Goiás e Grêmio Prudente.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

O que em Jogo

Santos: após três jogos consecutivos sem vitórias (empate com o Flamengo e derrotas seguidas para Botafogo e Ceará), o Peixe caiu três posições na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro: da terceira para a sexta, com 31 pontos, dez atrás do Fluminense, que lidera a competição. Como atual campeão da Copa do Brasil, a equipe alvinegra já tem vaga assegurada na Taça Libertadores 2011. Por isso, é alcançar o Flu ou nada.

Atlético-GO: o Dragão quer repetir o estrago que aprontou sobre o Palmeiras, no fim de agosto. Em boa sequência em casa, com a qual conseguiu pular da lanterna para a 18ª posição, ainda precisa se afirmar longe de Goiânia. No clube, a intenção é aproveitar o momento inconstante do Santos. Em caso de triunfo, o Atlético-GO pode, pela primeira vez, escapar da zona de rebaixamento no Brasileirão, pois pularia para 23 pontos, mesmo número do Flamengo.

As escalações

Santos: o técnico Dorival Júnior resolveu fazer uma ampla reformulação na postura tática de sua equipe. Vai escalar um trio de volantes formado por Roberto Brum, que é da posição, na cabeça da área. Ao seu lado direito, Danilo. Na esquerda, Alex Sandro. Ambos são laterais de origem, mas atuarão no meio. Pará (direita) e Léo (esquerda) serão os alas. A intenção de Dorival é tornar o time mais compacto quando estiver sendo atacado e veloz quando retomar a posse de bola. Marquinhos será o principal responsável pela armação das jogadas.
A escalação já está confirmada: Rafael, Pará, Edu Dracena, Bruno Aguiar e Léo; Roberto Brum, Danilo, Alex Sandro e Marquinhos; Neymar e Keirrison.

Atlético-GO: o técnico René Simões só deverá mudar a equipe por conta de alguns retornos e uma baixa. A vitória sobre o Fluminense agradou, ainda assim, porém, o comandante viu erros na atuação do Dragão. Josiel segue como o atacante isolado abastecido por Elias e Diguinho, que é um dos que está liberado para jogar. A defesa tem Victor Ferraz e Jairo novamente.
Assim, o time deverá jogar com Márcio; Victor Ferraz, Daniel Marques, Jairo e Thiago Feltri; Pituca, Ramalho, Robston, Diguinho e Elias; Josiel.


Quem esta fora

Santos: o zagueiro Durval e o volante Arouca receberam o terceiro cartão amarelo domingo passado, contra o Ceará, em Fortaleza, e cumprem suspensão automática. Bruno Aguiar entra na zaga. Roberto Brum, no meio. O volante Rodriguinho, que ainda sente dores provocadas por um edema muscular na coxa esquerda, e o meia Zezinho, com uma torção no tornozelo direito, também não foram relacionados. Paulo Henrique Ganso, que operou o joelho esquerdo para reconstruir o ligamento cruzado, só volta em fevereiro de 2011. Bruno Rodrigo passou por cirurgia para tratar uma hérnia de disco ainda no primeiro semestre. Não tem data para voltar.
Atlético-GO: o zagueiro Gilson está suspenso e, portanto, fora da partida.

Pedurados

Santos: Bruno Aguiar, Marcel, Pará, Rodriguinho e Zezinho
Atlético-GO: Erandir, Márcio, Pedro Paulo e Welton Felipe.


Fique de olho

Santos: Neymar se estranhou com o volante João Marcos, do Ceará, no final da partida disputada domingo passado, em Fortaleza, e provocou um tumulto, inclusive com acusações de agressão a Marquinhos, que teria levado um golpe de um policial. Será que o garoto já acalmou os nervos e vai aguentar a forte marcação? É esperar para ver.

Atlético-GO: o destaque não poderia deixar de ser Elias, sensação das últimas rodadas da competição. O meia já marcou nove gols e é o artilheiro do Brasileirão ao lado de Bruno César, do Corinthians, e Washington, do Fluminense. Com chutes de longe e passes precisos, pode desequilibrar. O goleiro Márcio também vem tendo boas atuações.
O que disseram

Dorival Júnior, técnico do Santos: “O Atlético-GO vem apresentando uma melhora desde que o René Simões assumiu o comando da equipe. Vai ser um jogo complicado. Mas estamos voltando a jogar em casa e temos de fazer valer nossa força na Vila."

René Simões, técnico do Atlético-GO: "Achei muito boa a vitória sobre o Fluminense. Mas, na volta ao trabalhos, na segunda-feira, mostrei a eles os erros e eles estão cientes que não podem cometê-los novamente. Estamos cada vez mais bem preparados e maduros."

Números e curiosidades

Peixe e Dragão só se enfrentaram duas vezes na História. A primeira, em 1986, um gol de Ribamar decidiu a partida a favor dos paulistas. O duelo da noite desta quarta marca o encontro do pior visitante, o Atlético-GO, contra o quinto melhor mandante, o Santos. O time rubro-negro, aliás, já venceu o Corinthians e o Palmeiras, sendo um dos carrascos paulistas.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: