sábado, 18 de abril de 2009

Palmeiras e Santos decidem vaga no clássico mais equilibrado do século

Equilíbrio. Esta é a melhor palavra para definir a história recente do duelo entre Palmeiras e Santos. Neste sábado, às 18h10, os times voltam a se enfrentar para decidir a vaga na final do Campeonato Paulista apoiados em um confronto extremamente disputado nos últimos anos. Não só isso, como o jogo no Parque Antarctica reúne os dois clubes que realizam o clássico estadual com retrospecto mais parelho de todo o século.

Ao todo, Palmeiras e Santos já se enfrentaram 21 vezes desde o fim do centenário passado, com leve vantagem para o lado alviverde: oito vitórias, além de seis empates e sete triunfos da equipe da Baixada. Neste período, o time do Parque Antarctica fez 38 gols sobre os rivais e sofreu 34. Tal histórico deixa o confronto como o mais equilibrado de São Paulo.

"É uma partida importante, que também possui muita história envolvida. Esse equilíbrio deve ser passado para campo no Parque [Antarctica] porque são duas equipes de qualidade. Ainda assim, acho que somos capazes de avançar sem problemas em casa", ponderou o meia Diego Souza.

Como venceu o jogo de ida por 2 a 1, o Santos precisa apenas de um empate para avançar à decisão e enfrentar o vencedor de São Paulo e Corinthians. Já o Palmeiras precisa de um triunfo simples, pois teve a melhor campanha da primeira fase do Paulista e tem a vantagem no desempate. "Matemática é muito bom para quem fica fora. Quando o jogo começa, ninguém quer saber se o retrospecto é bom ou ruim. Entendo que seja interessante fazer essas comparações, mas na hora do jogo não vale nada", ressaltou o goleiro e capitão alvinegro, Fábio Costa.

Além de precisar reverter o resultado em casa, o Palmeiras tem que se preocupar com as cinco ausências que possui para a partida. Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com Cleiton Xavier, Marquinhos e Sandro Silva, suspensos, além de Edmílson e Willians, lesionados. Sem comandar nenhum coletivo desde o empate com o Sport da última quarta-feira, Luxemburgo não deu sinais de quem mandará a campo. Com problemas no setor criativo alviverde, o treinador pode voltar a escalar o time no esquema 3-5-2, promovendo a entrada de Marcão na defesa. Vagner Mancini, por sua vez, também adotou o mistério antes do clássico.

O treinador chegou a treinar três formações distintas, mas deve optar pelo esquema 4-5-1, com Kléber Pereira isolado no ataque. Suspenso e lesionado, Rodrigo Souto desfalca o time, enquanto Fabiano Eller e Luizinho retornam neste sábado.

PALMEIRAS X SANTOS

Data: 18/04/2009 (sábado)
Horário: 18h10 (de Brasília)
Local: estádio Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Transmissão: Sportv
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto e Giovani Cesar Canzian (SP)

PALMEIRAS
Marcos; Danilo, Maurício Ramos e Marcão; Fabinho Capixaba, Pierre, Jumar (Evandro), Diego Souza e Pablo Armero; Lenny (Ortigoza) e KeirrisonTécnico: Vanderlei Luxemburgo

SANTOS
Fábio Costa; Luizinho (Pará), Fabão, Fabiano Eller e Triguinho; Germano, Roberto Brum, Madson, Paulo Henrique Lima e Neymar; Kléber Pereira.Técnico: Vagner Mancini

Uol Esporte

Nenhum comentário: