sábado, 25 de julho de 2015

OS ESCUDOS DO SANTOS!


No ano de fundação do clube, em 1912, há indícios que o Santos adotou um distintivo com as cores azul, branco e dourado, em homenagem ao Concórdia, já que a primeira assembleia santista foi realizada na sede do clube.

Em 1913, o Santos passa a ser alvinegro, e é criado o primeiro escudo santista. Era composto de um globo terrestre com os paralelos de latitudes a partir da linha do equador e de meridianos de longitude. Os continentes estavam representados na cor amarela, e os oceanos em azul. O escudo era localizado no centro, com listras verticais pretas e brancas, e uma faixa com as inicias do clube, na época, SFBC (Santos Foot-Ball Club). Mesmo com toda essa elaboração, o escudo nunca foi utilizado na camisa, apenas na sede social do clube.

Em 1915, o Alvinegro da Vila adotou o pseudônimo de União, para poder disputar o Campeonato Santista. E com isso, o clube teve que mudar também seu escudo, e provisoriamente utilizou um escudo com o nome União entre losangos.

O emblema atual surgiu em 1925, e foi implantado nas camisas a partir de 1927. Suas onze listras representam os jogadores, e as estrelas acima do escudo, foram inseridas em 1968, representando as conquistas do Bicampeonato Mundial de 1962-1963.

No início da década 40, mais precisamente no ano de 1942, foi criado um novo escudo, com as letras SFC entrelaçadas em um fundo branco. O escudo não vingou, e foi utilizado apenas 02 anos, até 1944.

Fontes:
Livro ” Santos 100 anos, 100 jogos, 100 ídolos”
Livro ” A década de ouro”
http://acervosantosfc.com/

Nenhum comentário: