quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Soteldo, Sasha e quem? Terceiro nome do ataque do Santos é dúvida constante de Sampaoli

Dupla se tornou titular neste Brasileirão, mas companheiro é incógnita: Derlis, Marinho e Uribe buscam espaço no setor

Por Globoesporte.com

O técnico Jorge Sampaoli tem poucos jogadores "intocáveis" em seu elenco. Sem medo de variar o time, o treinador não repete a escalação do Santos e faz alterações até no jeito do time jogar de acordo com cada adversário.

No entanto, todo setor tem seu pilar. O gol é comandado por Everson, a defesa tem os "xerifes" Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique, e o dono do meio de campo é o volante Diego Pituca. O setor ofensivo tem dois nomes que dificilmente deixam o time: Eduardo Sasha e Soteldo.

Enquanto Sasha é o artilheiro do Santos no Brasileirão, Soteldo é uma espécie de "xodó" de Sampaoli e um dos nomes do Peixe na temporada.

Soteldo e Sasha no Santos — Foto: Diego Vara/BP Filmes

Porém, apesar de ter a dupla de ataque definida, Sampaoli costuma escalar o time com três atacantes. Soteldo é figurinha carimbada na ponta esquerda, enquanto Eduardo Sasha, normalmente, atua como centroavante, mas pode jogar pela direita quando Uribe é escalado.

Assim, o terceiro nome do ataque santista é uma das incógnitas de Sampaoli. Nos últimos dez jogos, o treinador testou o time com quatro formações diferentes no ataque.

A primeira e mais utilizada foi a formação com Soteldo, Derlis González e Eduardo Sasha. Em má fase, porém, o paraguaio não marca há 11 jogos, o que explica a perda de espaço.

Quem mais atuou depois de Derlis González ao lado da dupla foi Marinho. O atacante foi titular três vezes nos últimos dez jogos, mas só marcou um gol no período, no empate por 3 a 3 com o Fortaleza.

Derlis González em treino do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

O terceiro nome que ajudou a formar o trio de ataque do Santos nos últimos jogos foi o colombiano Uribe. Contratado para ser o centroavante do Peixe na temporada, o jogador perdeu espaço para Eduardo Sasha e só atuou como titular duas vezes no período analisado.

Até aqui, Uribe ainda não conseguiu marcar nenhum gol com a camisa do Santos.

Por fim, a quarta formação foi a de dois atacantes, justamente com a dupla Sasha e Soteldo. Quando entrou em campo assim, no último domingo, diante do CSA, o Santos teve seu artilheiro como centroavante e o atacante venezuelano pela esquerda, na ponta de uma linha de quatro meias, que fez o time jogar em um 4-1-4-1.

Veja os ataques do Santos

Santos 6 x 1 Goiás – Soteldo, Derlis González e Sasha
São Paulo 3 x 2 Santos – Soteldo, Derlis González e Sasha
Cruzeiro 2 x 0 Santos – Soteldo, Derlis González e Sasha
Santos 3 x 3 Fortaleza – Marinho, Sasha e Soteldo
Chapecoense 0 x 1 Santos – Soteldo, Derlis González e Sasha
Santos 1 x 1 Athletico-PR – Sasha, Uribe e Marinho (Soteldo estava suspenso)
Flamengo 1 x 0 Santos – Soteldo, Marinho e Sasha
Santos 0 x 3 Grêmio – Soteldo, Marinho e Sasha
Santos 1 x 1 Fluminense – Derlis González, Soteldo, Sasha e Uribe
Santos 2 x 0 CSA – Sasha e Soteldo (Marinho cumpriu suspensão)


Agora, com a vitória diante do CSA, que fez o Santos quebrar um jejum de quatro jogos sem vencer, a dúvida da semana é se Sampaoli passará a adotar um esquema sem o terceiro atacante ou voltará a testar atletas na função.

Na próxima rodada, o Santos vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, no sábado, às 17h (de Brasília), em São Januário.

Atualmente, o Peixe é o terceiro colocado do Brasileirão, com 41 pontos, cinco atrás do vice Palmeiras e oito do líder Flamengo.

Nenhum comentário: