sábado, 26 de outubro de 2019

Sampaoli explica Sánchez no banco e fala do futuro no Santos: "Se não for útil, não estarei"

O técnico Jorge Sampaoli falou abertamente neste sábado, após o empate com o Corinthians, em Itaquera, sobre a continuidade de seu trabalho no Santos em 2020. O treinador disse estar encantado com o clube, com a cidade, mas acredita que o Peixe precisa de um melhor planejamento para a próxima temporada. Ele não descartou sair. 

No início da semana, o presidente José Carlos Peres declarou que o Santos estava preparado para uma eventual saída do treinador e revelou que a próxima temporada será de pouco investimento em contratações. Ele quer que o clube volte a utilizar mais garotos das categorias de base. Sampaoli respondeu: 

– Tento me reservar com as declarações. Não falei com o presidente sobre minha continuidade ou não. O presidente diz que quer o time seja campeão no ano que vem, mas também diz que não haverá grandes contratações, porque o clube tem inconvenientes econômicos. Não tenho claro. Tenho que ter claro sobre o que o clube quer fazer no próximo ano, um planejamento comigo, se eu posso ser útil para o projeto que estarei. Se não for útil, não estarei– afirmou Sampaoli. 

– Eu estou encantado com o lugar que trabalho, com a cidade, mas o Santos merece brigar por um campeonato. Para isso, precisa do planejamento adequado que não teve neste ano. Se pudermos gerar um projeto ambicioso, com uma ordem adequada. Autuori me falou das dificuldades. Estaria falando de algo que desconheço. Tenho dois anos de contrato (até o fim de 2021). Quando tiver uma reunião de definição sobre o futuro, contarei. Não há nada ainda – reforçou. 

Sampaoli no clássico entre Corinthians e Santos — Foto: Marcos Ribolli 

Bastante sincero, Sampaoli disse que o Santos precisa corrigir uma série de erros de planejamento que apresentou em 2019. Além disso, voltou a afirmar que não sabe qual a situação econômica do clube e que não conversou com Peres sobre a próxima temporada. 

– Estou feliz com o que fizemos neste ano, com o plantel que temos. É minha primeira experiência no Brasil, não é fácil para um treinador argentino durar dez meses. Fiz com que a equipe jogasse de uma determinada forma que planejamos. Isso me deixa feliz no dia a dia. Estou numa cidade que me deixa muito feliz, mas tem que analisar bem o plantel. Neste ano, o time teve a venda de Rodrygo. Ano que vem, não terá. Economicamente, desconheço a situação do clube para ver quem terá que sair, quem terá que vir. É sobre isso que falo com o diretor esportivo que tenho diálogo todos os dias. 

– Não falei diretamente com o presidente para ver o que ele vai fazer no próximo ano. Tem que corrigir um montão de erros cometidos neste ano. Tem de ver como aproveitar o dinheiro que o clube tenha para ver como enfrentamos o ano que vem. Não posso fazer suposições, estou falando da minha imaginação – disse Sampaoli. 

O comandante do Santos surpreendeu neste sábado ao colocar Carlos Sánchez, principal jogador do Santos na temporada, no banco de reservas no clássico contra o Corinthians. Após a partida em Itaquera, o técnico deu seus motivos para a mudança e disse ter ficado satisfeito com o desempenho da equipe no empate por 0 a 0, pelo Brasileirão.

– Fizemos uma grande partida. Tivemos o controle. Quando jogamos de outra forma, com jogadores como Sánchez, às vezes aceleramos muito o jogo. Decidi mudar a característica com Jean Mota e Evandro, para dominar a partida, como dominamos. Sabemos da importância do Carlos Sánchez, mas valorizei o plano de partida hoje – explicou o argentino. 

Sampaoli em Itaquera — Foto: Marcos Ribolli 

Sampaoli falou também sobre qual era a ideia ao formar o meio de campo com Evandro e Jean Mota. 

– São dois meias que nos fazem jogar muito bem posicionalmente. Nós saíamos com três jogadores e na 3-2-5, que gerava incômodo nos volantes do Corinthians. Com Evandro e Jean Mota, tínhamos a possibilidade de encontrar o espaço e ter superioridade no ataque. A ideia do jogo era encontrar esses jogadores que têm muito claro um panorama ofensivo, para que achassem Soteldo, Marinho, Sasha, Tailson... 

O treinador foi questionado na entrevista coletiva sobre as frequentes mudanças nas escalações do Santos. Ele entende que o Peixe fez na Arena Corinthians uma das melhores atuações fora de casa na temporada. 

– Temos todos os jogadores preparados para jogar. É um plantel que não tem jogadores que se destacam sobre os outros. Colocamos quem está melhor e 100% para jogar cada jogo. Para mim, este foi um dos melhores jogos do Santos como visitante. Contra um grande time, na casa deles. Nós nos impomos desde o início do jogo. Cada jogo, desde que estou aqui, tenho os atletas para preparados para utilizar quando eu necessitar. E eu farei dessa forma, essa metodologia. 

Nenhum comentário: