domingo, 14 de abril de 2019

Análise: veja quem são os destaques positivos e negativos entre reforços do Santos no ano

Everson e Felipe Aguilar são os melhores; Cueva ainda deve (bastante)

Por Globoesporte.com

Caíque Stiva

O Santos foi o último time da Série A do Campeonato Brasileiro a começar a se reforçar para a temporada. Porém, após fechar com o venezuelano Soteldo, no dia 12 de janeiro, o Peixe avançou em mais negociações e chegou a sete reforços anunciados até a metade de abril.

Apesar de ainda não ter fechado o elenco para a disputa do Brasileirão e da Copa do Brasil – duas competições restantes ao Santos na temporada –, o Peixe já colheu frutos com suas sete contratações. Por isso, o GloboEsporte.com fez uma análise do desempenho de cada reforço do clube nestes primeiros meses do ano.

Everson

Contratado a pedido do técnico Jorge Sampaoli por sua habilidade com a bola nos pés, o goleiro Everson fez apenas cinco jogos no ano. No entanto, o número de partidas já foi o suficiente para que o camisa 22 conquistasse a confiança da torcida.

Seguro sob as traves e bem nos treinamentos, Everson conquistou a oportunidade de ser titular do Santos na Copa do Brasil, onde fez três partidas, venceu duas e perdeu apenas uma. Os outros dois jogos de Everson foram pelo Campeonato Paulista, contra o Mirassol e no clássico diante do Palmeiras, com uma grande atuação.

Assim, Everson tem balanço positivo neste início de trabalho no Santos. Com apenas um gol sofrido, o goleiro foi, inclusive, o mais votado pelos torcedores para ser titular no jogo contra o Corinthians, na semifinal do Paulistão, quando o Peixe foi eliminado na disputa por pênaltis.

Felipe Aguilar

Melhor passador do último Campeonato Colombiano, pelo Atlético Nacional, o zagueiro Felipe Aguilar teve um começo para se esquecer no Santos. Logo em sua primeira partida como titular, o defensor falhou três vezes na goleada do Ituano sobre o Peixe, por 5 a 1, em Itu.

Contudo, os erros não desanimaram Aguilar, que deu a volta por cima e, em poucos jogos, conquistou a vaga de titular da zaga do Santos e desempenhou um bom papel desde então.

Mesmo com a disputa entre quatro zagueiros por duas vagas, Felipe Aguilar se tornou o único jogador garantido na posição. Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo, mesmo com mais tempo de casa, perderam a corrida para o colombiano e brigam entre si para formar dupla com o "novato".


Felipe Jonatan

O lateral-esquerdo Felipe Jonatan chegou no Santos após uma novela envolvendo Peixe e Ceará pelo pagamento da compra do atleta. Depois de quase duas semanas treinando sem ser anunciado, o jogador foi anunciado com condições de ser titular, já que havia conhecido todo o elenco e precisaria assumir a posição mais carente do elenco.


Porém, mesmo contratado para ser titular imediato da lateral esquerda, o jogador ainda não se firmou completamente na posição. Nas duas últimas partidas do Santos, por exemplo, Sampaoli optou por escalar Diego Pituca na lateral e deixou Felipe Jonatan no banco.

Agora, com a chegada de Jorge, Felipe Jonatan perde ainda mais espaço, mas, na teoria, ele se torna o primeiro reserva do recém-chegado.

Felipe Jonatan treina no Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Jorge

Mais recente contratado do Santos, o lateral-esquerdo Jorge chegou ao clube com status de titular. Com boa passagem pelo Flamengo e experiência na Europa, o jogador só fez duas partidas pelo Peixe até aqui e ainda precisa de ritmo para assumir a vaga.


Mesmo assim, quando entrou em campo na vitória do Santos sobre o Atlético-GO, na última quinta-feira, na Vila Belmiro, Jorge se movimentou bem e agradou à torcida. Por isso, a tendência é de que ele se torne titular absoluto no Campeonato Brasileiro.

Jorge é o mais recente reforço do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Jean Lucas

O volante Jean Lucas chegou ao Santos, por empréstimo, envolvido na negociação entre o clube e o Flamengo pelo atacante Bruno Henrique. Apesar de ter contrato com o Peixe apenas até o fim do ano, o jovem atleta já agradou dentro de campo.

Com boa saída de bola, bom arranque e bom chute, o jogador se destacou no clássico contra o Palmeiras, no Paulistão, mas ainda não se firmou como titular, até pela forte concorrência que enfrenta no meio de campo.

Por ser um volante que sai para o jogo, Jean Lucas ainda perde para Diego Pituca, que é um dos destaques do Santos na temporada. Assim, o carioca se tornou uma ótima opção para dias menos inspirados de Pituca.

Jean Lucas tem bons chutes de fora da área

Cueva

Segunda contratação mais cara da história do Santos – atrás apenas do atacante Leandro Damião –, o peruano Christian Cueva foi quem menos empolgou o torcedor até aqui. Em dois meses de clube, o meia ainda não marcou nenhum gol e não deu uma assistência sequer.

Para piorar sua situação, Cueva ainda foi expulso na última partida do Santos, contra o Atlético-GO. Mesmo com um certo exagero da arbitragem em mostrar o cartão vermelho ao meia, o peruano ainda não conseguiu desenvolver seu futebol no Peixe.

O fator positivo para Cueva é que Rodrygo, seu concorrente direto por uma vaga no time, está de saída e, por isso, Sampaoli deve optar por utilizar o peruano mais vezes para que o time já tenha um estilo mais definido quando o "Raio" deixar a Vila Belmiro.

Expulso! Cueva faz falta dura no campo de ataque e recebe cartão vermelho direto aos 48 do 2º tempo

Soteldo

O venezuelano Yeferson Soteldo foi o primeiro contratado do Santos na temporada. Desde que chegou, o meia-atacante já se tornou o principal alvo de brincadeiras do elenco por conta de sua altura – 1,60m –, o que fez o atleta se tornar, automaticamente, um xodó da torcida.

Dentro de campo, apesar de não ser titular absoluto, Soteldo é importante para o esquema de Sampaoli. Rápido e driblador, o baixinho consegue desestabilizar defesas adversárias e é sempre uma arma perigosa do Santos.

Até aqui, em 15 jogos, Soteldo marcou três gols, um por cada competição que disputou – Paulistão, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.

Nenhum comentário: