quarta-feira, 23 de agosto de 2017

David Braz defende ataque de poucos gols do Santos e cita segredos da defesa


Peixe, dono da segunda melhor defesa do campeonato, não sofre gols há quatro jogos. Em compensação, no mesmo período, só balançou as redes uma vez

Com o empate por 0 a 0 diante do Coritiba, no último domingo, no Couto Pereira, o Santos igualou a sua segunda melhor sequência no ano sem sofrer gols. São quatro jogos sem ser vazado. Por outro lado, o ataque ainda se mostra tímido: no mesmo período, o time só marcou uma vez.

David Braz, um dos líderes da defesa, revelou os segredos para a linha de zaga montada pelo técnico Levir Culpi estar dando certo. E defendeu os homens de frente das críticas.

Na opinião do zagueiro, o entrosamento com Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo e Zeca é o que possibilita o esquema do Alvinegro estar cada vez melhor na temporada. O Santos tem a segunda melhor defesa do Brasileirão, com 13 gols sofridos, três a mais do que o Corinthians.

– É uma base que trabalha desde o começo do ano, apesar da lesão do Zeca, que ficou um tempo fora, mas é um cara que conhecemos e é titular desde 2015. Isso tem ajudado no entrosamento. E os companheiros da frente têm ajudado muito. O esquema do Levir conta com a ajuda dos atacantes. Eles ajudam muito na marcação – disse Braz, em entrevista coletiva nesta terça-feira, no CT Rei Pelé.

A melhor sequência sem sofrer gols do Santos foi de 7 a 21 de junho, entre as partidas contra Botafogo (1 a 0), Atlético-PR (2 a 0), Palmeiras (1 a 0), Ponte Preta (0 a 0) e Vitória (2 a 0).


David Braz, em entrevista coletiva no CT Rei Pelé (Foto: Gabriel dos Santos)

Se o momento da defesa é bom, o do ataque, nem tanto. O Peixe balançou as redes uma vez nos últimos quatro jogos (contra o Atlético-PR, na Libertadores). Além disso, é o segundo time que menos finaliza no Campeonato Brasileiro, com 219 tentativas em 21 partidas, média de 0,43 por jogo. Para efeito de comparação, o Santos, terceiro colocado, tem menos gols marcados na competição (22) que o São Paulo (26), que amarga a zona de rebaixamento.

David Braz espera que o time encontre um equilíbrio para voltar a vencer na competição nacional, onde o Alvinegro não marca gols há três partidas. O próximo desafio do Peixe é contra o Cruzeiro, neste domingo, às 19h (de Brasília), no Mineirão.

– A gente criou muito contra o Coritiba. Vamos trabalhar para o próximo jogo. Não podemos desanimar. Time tem qualidade, tem criado. Me preocuparia se não criássemos – completou o zagueiro. GE

Nenhum comentário: