segunda-feira, 14 de julho de 2014

Em meio a protestos, Santos fará teste de voto à distância

O Santos ainda não decidiu se terá voto à distância na próxima eleição presidencial do clube, prevista para dezembro, mas testará o modelo nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, com a presença de conselheiros. 

Ele gera muita divergência entre os grupos políticos do clube. Enquanto a situação, Eu Sou Santos, apoia o voto pela internet, as correntes oposicionistas são contrárias e têm protestado. Caberá ao Conselho Deliberativo do clube aprovar ou não tal prática.

"Continuamos dando o máximo de transparência possível ao processo. Todas as dúvidas serão explicadas. Tudo vai simular o que irá acontecer se aprovarmos o voto à distância. A votação pela internet, além de ter um caráter inclusivo, proporciona segurança e modernidade a todo o processo eleitoral", afirmou Ricardo Campanário, presidente da Comissão Eleitoral do Santos.

No teste, os conselheiros do Santos receberão por email um convite ao “simulado eleitoral” na Vila Belmiro. Após um procedimento rápido de confirmação de dados (CPF, matrícula e nome), o conselheiro será conduzido à área virtual de votação. Em seguida, aparecerá uma pergunta simbólica na tela do computador. Os conselheiros terão de escolher uma entre três opções de respostas.

"O teste vai servir para nos dar subsídios para aprimorarmos o processo até a eleição. Essa ideia partiu de um dos conselheiros do Clube. Os conselheiros, já no teste, verão que não se trata de nenhum mecanismo muito complexo. Trata-se de uma ferramenta segura, auditável e bem formatada", comentou Campanário.

Atual presidente do Santos, Odílio Rodrigues afirmou em entrevistas recentes que não irá procurar uma brecha no Estatuto para tentar a reeleição. Apesar de especulações, nenhuma candidatura presidencial foi confirmada até o momento.

Lancepress!

Nenhum comentário: