segunda-feira, 17 de março de 2014

Regulamento do Paulista põe Santos em xeque: quanto vale ser o primeiro?


Depois de um empate por 3 a 3 com o Rio Claro, no domingo passado, o Santos precisa vencer o Palmeiras na última rodada para ser o melhor time da fase de classificação do Campeonato Paulista. Mas qual é, afinal, a importância de ter a primeira posição dessa etapa? Graças ao regulamento do Estadual de 2014, nem o time alvinegro sabe ao certo.

A vantagem mais clara do time que tem a melhor campanha da fase de grupos é que ele jogará em casa até o fim do Paulistão. Para o Santos, que tem 100% de aproveitamento como mandante em 2014, esse é um fator importante.

"Lá [na Vila Belmiro] nós conseguimos imprimir a velocidade que desejamos. Nos outros jogos isso fica mais difícil. A bola fica mais presa, mais lenta, e isso torna o nosso time mais lento", avaliou o técnico Oswaldo de Oliveira depois do empate do último domingo.

"A Vila é fundamental. É nossa casa, nosso campo, nosso alçapão. Ter a vantagem de decidir em casa é importantíssimo, e por isso temos de vencer o Palmeiras", completou Zinho, gerente de futebol do Santos.

O problema é que o regulamento do Campeonato Paulista pode fazer com que uma vitória não seja o melhor negócio para o Santos contra o Palmeiras. Afinal, os cruzamentos das semifinais são definidos de acordo com as campanhas na etapa de grupos (nas quartas, o duelo é entre primeiro e segundo colocado de cada chave).

Se o Campeonato Paulista acabasse hoje, por exemplo, o Palmeiras seria o primeiro colocado no geral. O time alviverde enfrentaria o Bragantino nas quartas, e se vencesse teria pela frente o classificado de São Paulo (quinto melhor classificado) x Penapolense (oitavo).

O Santos já sabe que terá a Ponte Preta pela frente nas quartas de final. Se a fase de grupos acabasse hoje, o time da Vila Belmiro seria o segundo no geral. Passando pela equipe de Campinas, enfrentaria Botafogo-SP ou Ituano, times que ocupam as duas primeiras posições do Grupo B – o Corinthians já está eliminado nessa chave, mas o Audax-SP ainda pode ultrapassar a equipe de Itu.

"Só vamos saber se [a eliminação precoce do Corinthians] foi algo bom quando soubermos todos os adversários e a classificação final. Pode ser bom para um e ruim para outro. Pode ser algo que facilite a projeção. É um momento de expectativa para saber o que vai acontecer", afirmou Oswaldo.

A única certeza que o Santos tem sobre o jogo contra o Palmeiras, portanto, é que ele vale o mando de campo na fase decisiva. Por outro lado, uma vitória no próximo domingo pode significar estar do lado do São Paulo na chave.

"Vamos jogar contra o Palmeiras com obrigação de vencer, mas essa é uma obrigação deliciosa. Jogar para vencer é algo que eu adoro. Para mim não tem sobrecarga nenhuma; vamos jogar como temos feito desde o início. Vamos buscar a vitória", afirmou o técnico alvinegro.

O Santos tem o melhor ataque do Campeonato Paulista (37 gols marcados em 14 jogos). Por outro lado, o Palmeiras é o segundo menos vazado da fase de grupos (11 gols sofridos, um a mais do que o Ituano).

Uol Esporte

Um comentário:

11223314 disse...

Olá Naldo!?

Não sei se é você que cuida do blog, primeiramente gostei muito mano, mas pelo amor de Deus , tira esse logo da FIFA no bi campeão do mundo, pois eles não reconhecem e não merecem estar na nossa história.Entidade mercenária e mediocre que criou um titulozinho de merda para dar aos gambás o direito de serem chamados bi mundiais.